Botões físicos são menos perigosos do que as telas? Hyundai acredita que sim

Montadora avalia a eficácia das telas digitais em veículos, enfatizando a segurança e a ergonomia proporcionadas pelos tradicionais botões físicos.

Em um cenário automobilístico onde telas digitais dominam o design interior, a Hyundai reavalia a conveniência de substituir botões físicos.

A marca sul-coreana reconhece o desconforto dos motoristas com o aumento da dependência de interfaces digitais. A atenção à segurança e à praticidade foi destacada pelo vice-presidente sênior de design, Simon Loasby.

Durante uma entrevista, Loasby enfatizou a importância de manter a atenção dos motoristas na estrada. O foco está em garantir que os condutores não desviem o olhar para os painéis.

A Hyundai busca um equilíbrio entre o uso de telas e controles táteis, especialmente para funções frequentes.

Desafios e soluções no design interior

A Hyundai busca alternativas ao design digital predominante nos veículos modernos. Segundo o chefe de design, Luc Donckerwolke, telas grandes são uma maneira eficaz de reduzir custos. No entanto, a empresa reconhece a necessidade de preservar uma experiência tátil para os motoristas.

Donckerwolke mencionou que existe um “apego emocional à interação analógica”, mas a tendência atual favorece sistemas totalmente digitais. A missão é integrar a experiência digital sem comprometer a facilidade de uso dos botões físicos.

Visão do interior de um Hyundai Creta (Foto: Divulgação/Hyundai)

Lançamento do Pleos Connect

Recentemente, a Hyundai introduziu o Pleos Connect, uma plataforma de software que abrange desde o sistema multimídia até a nuvem do veículo. A semelhança com os sistemas da Tesla é evidente, mas a marca pretende incorporar também controles físicos.

Ano Implementação
2026 Botões físicos funcionais com Android Automotive
2030 Mais de 20 milhões de veículos com Pleos Connect

A expectativa é de que a integração de botões físicos nos veículos ocorra a partir de 2026, acompanhando a introdução de modelos com o Android Automotive. A projeção é atingir 20 milhões de unidades equipadas com o Pleos Connect até 2030.

A abordagem da Hyundai pode influenciar outras montadoras a reconsiderarem a substituição total dos botões físicos por telas, priorizando ergonomia e segurança em detrimento de economias financeiras em design.

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