Estão lá, mas nem todo mundo sabe! O que significam as letras do câmbio automático?
Saiba como utilizar corretamente o câmbio automático, suas funções principais e práticas a serem evitadas para garantir segurança e eficiência no trânsito.
O câmbio automático conquistou um espaço significativo no mercado automobilístico brasileiro, especialmente com o aumento das vendas para pessoas com deficiência (PCD). Esse avanço trouxe o conforto da troca automática de marchas, eliminando a necessidade do pedal de embreagem.
Diversos modelos de entrada abandonaram a transmissão automatizada em favor do câmbio automático com conversor de torque, promovendo suavidade nas trocas e dirigibilidade aprimorada.
O avanço tecnológico também é percebido na adoção da transmissão continuamente variável (CVT) por fabricantes, principalmente japonesas.
Com a crescente popularidade, cerca de 60% dos novos veículos emplacados no Brasil já não possuem o pedal da embreagem.
Este cenário gera dúvidas sobre as funções e usos corretos do câmbio automático, uma verdadeira “sopa de letrinhas” para muitos motoristas.
Porém, tudo é bem simples. De forma geral, eles vêm com as letras D (de drive, que significa dirigir), P (de park, para estacionar), R (de reverse, que é a marcha à ré) e N (de neutral, o ponto morto). Além dessas, alguns modelos também contam com o L (de low, para marchas reduzidas), o S (modo esportivo), entre outras variações.
Principais funções do câmbio automático
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- Função ‘P’ (Park)
Ao estacionar, é crucial utilizar a função “P” em conjunto com o freio de mão. Essa prática protege o sistema de possíveis danos, além de garantir segurança ao veículo parado.
O “P” funciona travando as rodas motrizes, diferentemente do câmbio manual, que trava as rodas com o motor desligado.
- Função ‘N’ (Neutral)
Destinada a manutenções e reboques, a função “N” libera as rodas tracionadas ao desligar o motor. Evite utilizá-la ao parar em semáforos, mantendo o câmbio em “D” e o pé no freio para melhor desempenho e segurança.
Práticas a serem evitadas
- Dirigir na ‘banguela’
Rodar em ponto morto para economizar combustível é ineficaz e perigoso. A prática aumenta o consumo e compromete a segurança. Além disso, em descidas, a utilização do “N” pode sobrecarregar os freios, resultando em superaquecimento.
Funções adicionais do câmbio
- ‘L’ (Low): indicada para condições específicas como atravessar lamaçais ou rebocar veículos.
- ‘S’ (Sport): melhora a aceleração, mas aumenta o consumo de combustível.
- ‘2’ e ‘3’: correspondem, respectivamente, à segunda e terceira marchas, úteis em declives para manter o controle do veículo.
Manutenção do câmbio automático
Contrário ao mito de isenção de manutenção, a transmissão automática requer troca de óleo conforme especificado no manual do veículo.
Falta de lubrificação pode causar desgaste nas engrenagens e danos graves. Respeitar os prazos de troca evita prejuízos significativos. Dito isso, compreender as funcionalidades do câmbio automático e seguir práticas adequadas são fundamentais para maximizar a vida útil e a segurança do veículo.