De volta ao Brasil: Chevrolet Captiva renasce como SUV elétrico feito na China
Baseado no Wuling Starlight S, modelo será lançado em 2025 no Brasil, resgatando um nome já familiar para os consumidores.
A Chevrolet anunciou o retorno de um nome familiar aos brasileiros: o Captiva, agora na versão elétrica. Previsto para ser lançado em 2025, o Captiva EV chegará ao Brasil seguindo a mesma estratégia do Spark EUV, que também é uma novidade elétrica da marca no país.
A plataforma utilizada para o desenvolvimento do novo modelo é de origem chinesa. Ele será desenvolvido com base no Wuling Starlight S, integrando a popular estratégia de rebadge, onde a logomarca Chevrolet será aplicada.
Essa abordagem já é conhecida e utilizada pela marca, como evidenciado no Spark EUV, que utiliza a arquitetura do Baojun Yep Plus.
O flagra do novo Captiva apresenta um veículo com design similar ao modelo chinês, mas com a tradicional gravata da Chevrolet na dianteira.
Detalhes do novo Captiva EV
O flagra captado na Colômbia confirma que o Captiva EV estará disponível na versão Premier, uma derivação de modelos como Onix e Tracker.
As dimensões do SUV serão semelhantes às do Starlight S, com 4,75 metros de comprimento, 1,89 metros de largura, 1,69 metros de altura e 2,80 metros de entre-eixos. O porta-malas acomoda até 610 litros.
Foto: Reprodução/GM Authority
Painel e equipamentos esperados
O painel do Captiva EV será essencialmente o mesmo do Wuling Starlight S. Espera-se que inclua um quadro de instrumentos digital de 8,8 polegadas e uma central multimídia de 15,6 polegadas com reconhecimento de voz e atualizações por nuvem.
No que diz respeito à segurança, o modelo chinês inclui um pacote ADAS nível 2, com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e sensor de tráfego traseiro.
Motor e autonomia
Equipado com um motor elétrico de 204 cv, o Captiva EV promete uma autonomia de 510 km segundo o padrão chinês WLTC. Há ainda uma versão híbrida plug-in, que combina um motor 1.5 aspirado a gasolina de 102 cv com um propulsor elétrico de 136 cv.
Dependendo da capacidade da bateria, a autonomia em modo elétrico varia entre 60 e 130 km, enquanto o alcance combinado pode atingir 1.100 km.
A Chevrolet aposta na versão elétrica para o mercado brasileiro, em uma estratégia similar à da Stellantis. Assim, a empresa pretende competir com marcas como BYD e GWM, mostrando que está pronta para atender à crescente demanda por veículos sustentáveis no país.