Adeus, Tucson: por que o icônico modelo da Hyundai parou de ser produzido?

Hyundai e Caoa encerram produção de veículos em Anápolis, Goiás. Futuro da fábrica segue incerto.

A parceria entre Hyundai e Caoa, que prometia transformar a fábrica de Anápolis, Goiás, em um polo de produção de veículos sul-coreanos, enfrenta grandes desafios. Desde o acordo firmado há um ano, não houve lançamento de novos modelos Hyundai na unidade.

A produção dos modelos Tucson e HR-V foi finalizada em abril, antecedendo as férias coletivas na fábrica.

A decisão de encerrar a produção desses veículos ocorre em um momento crítico para a parceria. Fontes indicam que não há planos para fabricar novos modelos Hyundai em Anápolis, sugerindo o término do acordo para a manufatura local.

Desde maio, a fábrica voltou a concentrar-se na produção de modelos da Caoa Chery, indicando uma mudança estratégica.

Fim de um ciclo: Tucson e HR

A produção do Tucson e do HR na fábrica goiana foi um marco significativo para a empresa sul-coreana. O HR era fabricado em Anápolis há vários anos, e o Tucson teve seu último lote produzido no final de 2024, porém em menor escala.

A expectativa inicial do acordo incluía a produção de diversos modelos além destes, mas apenas a importação e a comercialização foram alcançadas até agora.

Efeitos no mercado automobilístico

O término da produção destes modelos pode impactar o mercado local, influenciando a estrutura industrial e as estratégias futuras da Hyundai no Brasil.

O fim do acordo pode mudar o cenário da indústria automobilística na região, com a fábrica da Caoa voltando a focar exclusivamente em suas operações sem os veículos Hyundai.

Pronunciamentos e expectativas

A Hyundai e a Caoa mantêm silêncio sobre o futuro do acordo. A primeira não comenta estratégias comerciais ou de produção, enquanto a segunda cita uma política de sigilo judicial.

Assim, o futuro da produção Hyundai em Anápolis permanece incerto, com o mercado atento aos próximos passos.

Com isso, a expectativa gira em torno de onde e como a sul-coreana continuará sua expansão no Brasil. O papel da fábrica de Anápolis nesse processo ainda é uma incógnita, deixando o setor automobilístico em alerta.

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