Volkswagen Tera MPI é um hatch disfarçado de SUV, segundo o Inmetro
Versão do modelo não atende às normas do Inmetro para SUVs, fazendo dele um compacto devido a suas especificações.
A classificação técnica de SUVs era inexistente no Brasil até 2019. No entanto, naquele ano, o Inmetro implementou diretrizes para diferenciar esses veículos, utilizando elementos como ângulos de ataque, saída e vão livre.
Dentro dessas normas, o Volkswagen T-Cross se destaca; porém, com uma exceção significativa. Estamos falando da versão MPI, que difere consideravelmente das demais.
O modelo foi introduzido no mercado em quatro versões distintas: MPI, TSI, Comfort e High. As versões equipadas com motores turbo apresentam um conjunto de rodas e pneus maiores, proporcionando um vão livre mais elevado e ângulos aprimorados.
Volkswagen Tera MPI: adeus à classificação de SUV
O modelo VW Tera MPI, com motor 1.0 aspirado, compartilha o mesmo conjunto de rodas e pneus do Polo Track. Isso resulta em um vão livre menor, retirando-o da lista de SUVs do Inmetro.
Em contraste, os modelos turbinados ostentam um vão livre divulgado de 17,8 cm, comparado aos 14,8 cm estimados para o MPI, cuja altura total é de 1,47 m.
Foto: Divulgação/Volkswagen
Escolha da Volkswagen e mercado
A decisão da Volkswagen de equipar o Tera MPI com um motor 1.0 e rodas menores contrasta com as práticas de outros fabricantes. Por exemplo, a Citroën mantém uniformidade em suspensão e rodas em todas as versões do Basalt, incluindo a 1.0.
Atualmente, Renault e Citroën C3 são os únicos SUVs com motor 1.0 aspirado no Brasil.
SUVs: realidade ou ilusão?
Segundo as exigências técnicas do Inmetro, um modelo precisa ter as seguintes características para ser considerado um veículo utilitário esportivo.
- Vão livre de no mínimo 18 cm.
- Ângulo de ataque acima de 23°.
- Ângulo de saída acima de 20°.
- Ângulo de transposição de rampa superior a 10°.
- Margem de erro de 1 cm ou 1° permitida.
A regulamentação do órgão visa incluir veículos em sua tabela de eficiência energética, mas não interfere nas estratégias de marketing.
Diversos modelos vendidos como SUVs não atendem aos requisitos técnicos, como o Toyota Corolla Cross e o Audi Q7, figurando como carros de passeio. Isso desafia a ideia de que SUVs são sempre a melhor escolha para enfrentar irregularidades nas vias urbanas.