Citroën C3 europeu no Brasil? Marca registra design e sinaliza futuro elétrico para o modelo
Citroën registra o modelo europeu do C3 no Brasil, movimento que pode antecipar a introdução da versão elétrica no mercado nacional.
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) divulgou documentos mostrando que a Citroën registrou o design do C3 europeu no Brasil. A variante, disponível no mercado europeu desde 2023, apresenta diferenças significativas em relação ao modelo brasileiro, especialmente em termos de design e motorização.
Esta ação pode ser um precursor de estratégias futuras voltadas para o segmento de veículos elétricos compactos.
Embora compartilhem a plataforma Smart Car do grupo Stellantis, as semelhanças entre os modelos praticamente se encerram aí. A iniciativa pode sugerir planos da montadora de trazer ao Brasil a versão elétrica do C3, um nicho ainda inexplorado pela marca no país.
Citroën registra o design do C3 europeu no Brasil. (Foto: Inpi)
Detalhes do Citroën C3 europeu
O C3 europeu destaca-se pelo design mais moderno, com um novo logotipo e traços mais dinâmicos. Dimensionalmente, é parecido com o modelo brasileiro, medindo 4,01 metros de comprimento, contra 3,98 metros do modelo nacional.
Ambos compartilham o mesmo entre-eixos de 2,54 metros, com ligeiras diferenças na altura e na capacidade do porta-malas.
As opções de motorização do C3 europeu incluem versões a combustão, híbrida e elétrica. O motor a combustão é um 1.2 turbo, enquanto a versão híbrida combina um sistema de 48V, adicionando potência e torque extras.
O modelo elétrico apresenta 113 cv, com uma bateria de 44 kWh que proporciona autonomia de até 320 km no ciclo europeu.
Internamente, o C3 europeu diferencia-se pela sofisticação. O painel e os materiais são distintos do modelo brasileiro, com destaque para o quadro de instrumentos digital e um seletor de marcha em _black piano_.
A lista de equipamentos inclui tecnologias de assistência ao motorista, como frenagem de emergência e assistente de permanência em faixa.
Perspectivas para o mercado brasileiro
A entrada do ë-C3 no Brasil poderia ser um passo importante para a Stellantis em seu plano de eletrificação.
Atualmente, a Peugeot já oferece o e-2008 no país, mas a Citroën ainda não tem um representante elétrico no segmento de compactos. O modelo europeu custa a partir de 23.300 euros, ou cerca de R$ 146 mil.
O interesse da Citroën em registrar o modelo europeu no Brasil, ainda que não confirme um lançamento imediato, demonstra uma intenção clara de proteger os direitos sobre o design.