Carros feitos no Brasil ficarão mais baratos? Parece milagre, mas é uma possibilidade

Motor ronronando, bolso sorrindo e natureza agradecendo. Será?

O Brasil está prestes a vivenciar uma mudança significativa no mercado automotivo. A aprovação do Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover) traz novas perspectivas para a indústria.

Este programa é uma extensão do Rota 2030, direcionado a impulsionar a sustentabilidade e a inovação tecnológica no setor.

A principal novidade é a substituição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) pelo novo IPI Verde, que será regulamentado em breve.

Este tributo adotará um sistema de “bônus-malus”, recompensando veículos menos poluentes com alíquotas menores e penalizando os mais poluentes com taxas maiores.

Além disso, o governo planeja lançar um programa chamado Carro Sustentável, que promete diminuir o custo dos veículos mais acessíveis.

O projeto visa retomar os “carros populares”, oferecendo incentivos a modelos específicos fabricados no Brasil, com motor 1.0 e até 90 cv.

Detalhes do Carro Sustentável

O programa Carro Sustentável inclui veículos com motores 1.0 aspirados, excluindo os modelos turbo e eletrificados. Estão previstas medidas de incentivo que podem abranger tanto pessoas físicas quanto jurídicas.

Veja a seguir a lista dos modelos:

  • Chevrolet Onix e Onix Plus;
  • Citroën Basalt Feel e C3;
  • Fiat Argo, Cronos Drive e Mobi;
  • Hyundai HB20 e HB20S;
  • Peugeot 208;
  • Renault Kwid;
  • Volkswagen Polo e Tera MPI.

Não é a primeira vez que o governo federal adota medidas para promover a venda de “carros populares”. Nos anos 1990, incentivos fiscais foram oferecidos para modelos com motor 1.0, e mais recentemente, em 2023, houve redução do IPI e do PIS/Cofins para veículos até R$ 120 mil.

Peugeot 208 (Foto: Divulgação/Peugeot)


Chevrolet Onix Plus (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Opiniões divergentes sobre o impacto do programa

O especialista Milad Kalume Neto acredita que tais estímulos favorecem o consumo imediato, em vez de investirem no desenvolvimento tecnológico.

“Seria mais eficaz direcionar recursos para fomentar indústrias de baterias no Brasil”, opina Milad.

O novo programa pode ser anunciado em breve, logo após o aumento na alíquota de importação de veículos eletrificados, em vigor desde 1º de julho de 2025.

A expectativa é que o governo divulgue mais detalhes nas próximas semanas, incluindo data de início, duração e critérios para exclusões.

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