Carros chineses são seguros? Teste de colisão com GWM e BYD revela
‘Invasão’ chinesa de montadoras da China no Brasil ganha força e aumenta a popularidade de modelos como Dolphin e Seal.
Se os carros chineses eram encarados com desconfiança pelos compradores brasileiros, isso ficou no passado. O avanço das montadoras do país asiático e a “invasão” de marcas da China no mercado nacional deixou evidente que esses produtos fazem parte de uma nova realidade.
BYD e GWM são duas fabricantes de modelos elétricos e híbridos que chegaram ao Brasil há pouco tempo, mas já ganharam a preferência dos consumidores por seus preços competitivos, muita tecnologia e designs atrativos. Mas quando o assunto é segurança, os automóveis chineses se dão bem?
E a segurança?
A maior parte dos principais carros da nova geração de chineses faz bonito quando o assunto é segurança. Também vendidos em mercados como a Europa, os dois modelos da BYD disponíveis por aqui receberam cinco estrelas (nota máxima) no teste de impacto do Euro NCAP, equivalente ao Latin NCAP.
O Dophin, elétrico campeão de vendas no Brasil, teve avaliação de 89% no quesito proteção para adultos, 87% para crianças, 85% para pedestres e 79% nos assistentes de segurança. O automóvel vem com airbags frontais e laterais, freios ABS, assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, alerta de colisão e frenagem automática de emergência.
O Seal, modelo com praticamente a mesma lista de equipamentos de proteção, ganhou os mesmos percentuais nos três primeiros itens de avaliação e 74% na categoria assistentes de segurança. Outro carro da BYD a receber cinco estrelas foi o SUV elétrico Yuan Plus, que na Europa leva o nome de Atto 3.
O teste de colisão também teve resultados positivos para a GWM. O Ora Funky Cat, seu compacto elétrico batizado de Ora 03 em terras brasileiras, foi mais um a receber cinco estrelas do Euro NCAP. As notas ficaram assim: 92% de proteção para adultos, 83% para crianças, 74% para pedestres e 93% em assistentes de segurança.