Carro elétrico da Dodge é convocado em recall por ser silencioso demais

Mais de 8 mil veículos serão convocados para recall devido a falha no sistema de emissão sonora obrigatório.

Os veículos elétricos, conhecidos por sua operação silenciosa, apresentam um desafio inusitado na forma de um recall envolvendo o Dodge Charger Daytona. O modelo deveria emitir sons audíveis para alertar pedestres e outros motoristas, mas falha em cumprir essa exigência legal.

A falha foi identificada durante uma investigação iniciada em 17 de abril, e essa situação levou à convocação de um recall significativo do modelo.

Entre os dias 30 de abril de 2024 e 18 de março de 2025, a Dodge produziu 8.390 unidades do Charger Daytona com amplificadores que possivelmente não emitem som externo. Isso ocorre devido a um “carregamento de software incompleto”, conforme indicado no aviso de recall divulgado pela montadora.

Ação e notificação aos proprietários

A Dodge optou por um recall voluntário em 6 de junho. A partir de 10 de julho, os proprietários serão informados sobre a necessidade de verificar seus veículos.

Os concessionários responsáveis atualizarão o software dos amplificadores para garantir a conformidade com os Padrões Federais de Segurança de Veículos Automotores.

Futuras versões do Charger

Enquanto o recall dos modelos elétricos prossegue, a Stellantis, em convenção da Associação Nacional de Revendedores de Automóveis em Nova Orleans, confirmou o lançamento do novo Dodge Charger movido a combustão até o final de 2025. Este modelo, que trará de volta o motor Hemi V8, é aguardado com expectativa.

A nova geração do Charger, mostrada ao público anteriormente, também inclui a versão “sixpack” com motor V6 Hurricane biturbo. Embora prevista para chegar logo após a versão elétrica, esta ainda aguarda sua estreia no mercado.

Necessidade de som em veículos elétricos

Em diversos países, a legislação exige que veículos elétricos emitam som para alertar pedestres e motoristas. Apesar de o Charger Daytona ser equipado com o “Fratzonic Chambered Exhaust”, que simula o som de um motor V-8, ele ainda precisa emitir um som padrão em baixas velocidades.

Este requisito busca garantir a segurança nas vias, uma vez que o silêncio absoluto pode representar riscos, especialmente para pedestres desatentos ou com deficiência visual.

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