Placa de trânsito azul com losango no meio pode ser a solução para engarrafamentos
Desde maio, Paris e Île-de-France adotam novas placas de trânsito para incentivar caronas solidárias e diminuir o tráfego.
Motoristas nas rodovias de Paris e da região de Île-de-France se deparam com uma mudança notável no início deste ano: uma nova placa azul de trânsito. Essa sinalização visa reconfigurar as regras de tráfego na França.
O emblema consiste em um losango branco ao centro, simbolizando uma estratégia inovadora para aliviar congestionamentos e diminuir as emissões de carbono. A ideia é promover a carona solidária ao oferecer faixas exclusivas para veículos com mais de um passageiro.
Essa iniciativa tem como foco principal desafogar o tráfego na capital francesa, além de estimular práticas de mobilidade mais sustentáveis. Ao reduzir o número de veículos em circulação, Paris dá um passo importante em direção a um futuro mais verde e eficiente para seus cidadãos.
Funcionamento das novas faixas de tráfego
Desde 2 de maio, radares monitoram o anel viário parisiense, focando nas rodovias A1 e A13. Apenas veículos com o número apropriado de passageiros podem usufruir dessas faixas especiais.
Nova placa instalada na capital da França beneficia motoristas que compartilham o carro. (Foto: Reprodução/Car&Motor)
As faixas foram estrategicamente posicionadas à esquerda para evitar interferências nos acessos das rodovias. Entre os veículos autorizados estão:
- Carros com dois ou mais passageiros;
- Táxis;
- Transporte público;
- Ambulâncias e viaturas policiais;
- Motos do tipo “cunha” ou com dois ocupantes;
- Veículos para transporte de pessoas com deficiência.
Tecnologia e fiscalização
Com 13 câmeras instaladas, a tecnologia foi projetada para flagrar infrações de forma eficiente. As imagens capturadas dos passageiros e das placas são mantidas por duas horas, respeitando a legislação de dados.
Se uma infração for confirmada, as evidências são preservadas. O valor da multa por uso indevido pode atingir 135 euros, mas há uma redução para 90 euros em pagamentos rápidos.
David Belliard, vice-prefeito de Paris, ressaltou que a prioridade é incentivar a carona solidária e práticas ecológicas, e não a arrecadação de multas. A nova regulamentação representa um esforço para transformar o trânsito parisiense em um exemplo de sustentabilidade e cooperação entre motoristas.