Ford realiza recall de 103 mil picapes F-150 por risco de capotamento
Ford F-150 enfrenta novo recall devido à falha em parafuso, afetando mais de 103 mil veículos nos EUA.
A Ford anunciou um recall impactante que engloba mais de 103 mil unidades da picape F-150, abrangendo modelos dos anos de 2023 a 2025. Esse episódio ocorre devido a um problema de segurança que já havia causado um recall anterior em 2024.
A questão gira em torno de um parafuso do eixo traseiro, cuja falha pode resultar em risco de capotamento ou perda de potência.
A Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA), órgão regulador dos Estados Unidos, revelou que os veículos envolvidos foram equipados com um parafuso inadequado no cubo do eixo traseiro.
Este componente, ao longo do tempo, pode desgastar-se e quebrar, comprometendo o eixo e, em situações mais severas, inutilizando o freio de estacionamento. A falha acende um alerta significativo quanto à segurança dos motoristas.
Impactos e índices do recall
O problema na Ford F-150 representa um risco potencial para os condutores, já que pode levar à incapacidade de transmissão de potência para as rodas ou até um capotamento no estacionamento.
Um ruído de clique durante a condução é um sinal de advertência, que evolui para um som de chocalho se o parafuso ceder.
A montadora estima que apenas 1% dos 103.174 veículos afetados necessitem de reparo imediato. A distribuição dos modelos chamados para o recall é a seguinte:
- 44.922 picapes do ano 2023
- 38.144 picapes do ano 2024
- 20.108 picapes do ano 2025
Procedimentos e soluções
A Ford planeja informar as concessionárias e proprietários em breve, com o recall identificado como 25V512 pela NHTSA e 25S82 pela Ford. A solução para o problema é aguardada para implementação a partir de 18 de agosto.
No entanto, o processo de reparo se estenderá até maio de 2026 para segurar a segurança dos condutores, passageiros e pedestres.
Para mais informações, acesse o site da montadora, procure pela página de recalls e selecione o modelo da picape.