Quer economizar combustível? Veja 4 técnicas simples, mas eficazes
Estratégias comprovadas que reduzem o consumo de combustível em estradas e trajetos urbanos.
Com o preço elevado dos combustíveis, economizar tornou-se uma necessidade crescente para os motoristas. Para tal, técnicas simples podem resultar em economia significativa, seja na cidade ou na estrada.
Algumas dessas práticas, embora conhecidas, são pouco adotadas no dia a dia, mas se você testá-las em uma viagem mais longa, vai se surpreender com os resultados. Conheça quatro estratégias que podem ajudar na redução do consumo de combustível.
4 estratégias para economizar combustível
Profissionais do portal especializado Auto+ TV fizeram testes com as estratégias citadas a seguir em percursos longos e curtos e constataram sua efetividade.
Assim, adotá-las de forma consciente na direção impacta positivamente o bolso e o meio ambiente; confira!
1. Controle preciso dos pedais
Uma condução cuidadosa faz toda a diferença. Acelerar suavemente e frear o mínimo possível preservam o combustível e aumentam a eficiência dele.
O teste realizado com o carro Jaecoo 7 percorreu 1.107 km sem reabastecer, mantendo ainda uma autonomia de 341 km.
Saber manusear os pedais com precisão pode reduzir o consumo de combustível – Imagem: Mikhail Nilov/Pexels
2. Olhos atentos ao tráfego
Antecipar o fluxo e ajustar a velocidade conforme o tráfego à frente evita acelerações e frenagens desnecessárias. Quando um congestionamento se aproxima, aliviar o acelerador ajuda a economizar combustível.
3. Pneus calibrados
Manter os pneus na pressão adequada reduz o esforço do motor, já que os itens descalibrados aumentam a resistência e isso eleva o consumo de combustível.
A diferença é notável ao comparar a resistência ao rodar de um pneu calibrado com um descalibrado. Portanto, a calibragem regular é uma medida simples, mas eficaz.
Manter os pneus calibrados também reduz o gasto com combustível – Imagem: Brendan Hollis/Unsplash
4. Vidros totalmente fechados
Viajar com as janelas fechadas em alta velocidade diminui a força de arrasto, o que evita que o motor precise trabalhar mais para manter a velocidade desejada.
Durante um teste realizado de Alphaville (SP) a Foz do Iguaçu (PR), com os vidros fechados e o ar-condicionado ajustado entre 22º e 23º graus, foi possível obter uma economia significativa de combustível.
* Com informações do portal especializado Auto+ TV.