Novo motor híbrido da VW será produzido no interior de São Paulo
Volkswagen anuncia a produção do motor 1.5 Evo2, para utilização em massa
A Volkswagen planeja fabricar o motor 1.5 híbrido Evo2 em sua unidade em São Carlos, no interior de São Paulo. Essa informação foi confirmada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, que também destacou a possibilidade de o motor ser abastecido com etanol e gasolina.
A estratégia da VW
A decisão da Volkswagen faz parte de seu plano de eletrificação da gama em 2023. Durante uma apresentação do ID.4, Ciro Possobom, CEO da marca no Brasil, confirmou a presença de carros híbridos leves, plenos e plug-in, dependendo do porte e da proposta do veículo.
O motor 1.5 Evo2 é uma evolução do atual 1.4 EA211, que equipa modelos como o T-Cross e o Taos. A substituição ocorre em função das normas de emissão de poluentes, uma vez que o motor 1.4 não atenderia aos requisitos do Proconve L8, que entrarão em vigor em 2025.
O novo motor
A produção do novo motor em São Carlos faz parte de um acordo coletivo entre a Volkswagen e os trabalhadores da fábrica, que estende os investimentos até 2028, anteriormente programados para terminar em 2025.
O motor 1.5 Evo2, lançado há cerca de um ano, é elogiado pela Volkswagen por sua eficiência e baixas emissões de poluentes. No mercado internacional, é utilizado em modelos como o VW T-Roc, oferecendo 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.
O motor possui um turbo de geometria variável, sistema de gerenciamento de cilindros ACTPlus e opera no ciclo Miller, fechando antecipadamente as válvulas de entrada para economizar combustível.
Motor já testado
Na Europa, esse motor pode alcançar 272 cv de potência em conjunto com um motor elétrico, formando um híbrido plug-in. No Brasil, o 1.5 TSI híbrido flex substituirá o 1.4 TSI, e modelos como o Volkswagen Taos e a futura picape da marca podem receber essa motorização.
A continuidade das motorizações mais potentes nos modelos de entrada, como T-Cross Highline, Polo GTS e Virtus Exclusive, ainda não foi confirmada pela Volkswagen.