Há 10 anos custava R$ 27 mil: quanto custa hoje o carro mais acessível do Brasil

Custo dos carros no Brasil triplicou em uma década, com o Citröen C3 superando o Fiat Palio Fire em R$ 46.400.

Em uma década, o mercado automotivo brasileiro passou por transformações profundas, e o preço dos carros de entrada é um reflexo direto disso.

Se em 2015 era possível levar para casa um Fiat Palio Fire, considerado na época o carro mais barato do Brasil, por R$ 27.590, hoje esse título pertence ao Citroën C3 Live, que parte de R$ 73.990. A diferença? Um salto de R$ 46.400 em apenas dez anos.

Embora a inflação acumulada entre julho de 2015 e julho de 2025, medida pelo IPCA, seja de 70,1%, a valorização dos veículos populares foi muito além disso, evidenciando os altos custos de produção, mudanças regulatórias e a evolução tecnológica que impactaram diretamente o preço final.

Neste comparativo, vamos analisar lado a lado o Fiat Palio Fire 2015 e o Citroën C3 Live 2025, destacando não apenas o preço, mas também os equipamentos, dimensões, motorização e consumo.

Fiat Palio Fire (2015): simplicidade a preço acessível

Foto: Divulgação/Fiat

Em 2015, o Fiat Palio Fire liderava o mercado como o carro mais barato do Brasil. Apesar do preço inicial de R$ 27.590 na versão duas portas, para ter itens básicos de conforto, como direção hidráulica, ar-condicionado e vidros elétricos, era preciso investir em pacotes opcionais que elevavam o valor para quase R$ 32 mil.

O modelo oferecia motor 1.0 Fire flex de 75 cv e câmbio manual de 5 marchas, entregando consumo de até 15 km/l na estrada com gasolina. Suas dimensões eram compactas: 3,82 m de comprimento, 2,37 m de entre-eixos e porta-malas de 280 litros.

Na lista de equipamentos, predominava a simplicidade: painel cinza chumbo, espelho de cortesia no para-sol e faróis com detalhes escurecidos. Um carro básico, pensado para ser apenas funcional.

Citroën C3 Live (2025): o carro de entrada mais tecnológico

Hoje, o posto de carro mais barato do Brasil pertence ao Citroën C3 Live, que parte de R$ 73.990, cerca de R$ 4.700 a menos que o Renault Kwid Zen, segundo colocado, e R$ 5.070 a menos que o Fiat Mobi Like.

Diferente do Palio de 2015, o C3 entrega uma lista de equipamentos digna de modelos intermediários da época: freios ABS, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, direção elétrica, ar-condicionado, travas e vidros elétricos e uma central multimídia de 10” com Android Auto e Apple CarPlay.

Sob o capô, o hatch conta com motor 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm de torque, com consumo de até 14,6 km/l na estrada com gasolina. Suas dimensões também cresceram: 3,98 m de comprimento, 2,54 m de entre-eixos e porta-malas de 315 litros.

Foto: Divulgação/Citroën

O que mudou em 10 anos?

O comparativo entre o Fiat Palio Fire e o Citroën C3 Live mostra como os carros de entrada deixaram de ser apenas opções acessíveis e passaram a oferecer mais tecnologia, segurança e conectividade. O preço quase triplicou, mas a evolução nos equipamentos e no padrão de conforto é evidente.

Enquanto em 2015 o consumidor buscava um veículo básico para se locomover, em 2025 o motorista encontra no carro mais barato do Brasil um hatch compacto com recursos que há dez anos eram privilégio de modelos mais caros.

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