Tarifa Zero: lista completa das 25 cidades onde o transporte público é 100% gratuito
Iniciativas de ônibus gratuitos se expandem pelo Brasil, aliviando o orçamento familiar e promovendo impactos sociais e econômicos.
O preço dos combustíveis e dos automóveis disparou nos últimos anos, tornando cada vez mais caro manter um veículo próprio no Brasil.
Como consequência, boa parte da população passou a depender ainda mais do transporte público para se deslocar nas cidades. Mas nem essa alternativa escapou da inflação: as passagens de ônibus sofreram sucessivos reajustes e passaram a pesar no bolso do trabalhador.
Diante desse cenário, ganhou força uma iniciativa que está transformando a mobilidade urbana em várias regiões do país: o movimento Tarifa Zero, que garante ônibus gratuitos para a população.
Muito além de aliviar o orçamento das famílias, essa política pública tem demonstrado impactos sociais, econômicos e até de saúde nos municípios que a adotaram.
O que é a Tarifa Zero?
A ideia da Tarifa Zero não é nova: surgiu há mais de 12 anos, mas ganhou força recentemente. Segundo o estudo Tarifa Zero nas Cidades do Brasil, elaborado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), já são 124 cidades brasileiras com ônibus gratuitos, sendo que em 106 delas (85,5%) a gratuidade é universal, válida em todas as linhas e todos os dias da semana.
Um dado curioso: quase 72% das iniciativas começaram nos últimos quatro anos. A pandemia de Covid-19, com seus efeitos sociais e econômicos, foi decisiva para acelerar a adoção da política em diferentes regiões.
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Por que a Tarifa Zero é mais comum em cidades pequenas?
Embora o movimento esteja crescendo, a passagem gratuita de ônibus ainda é predominante em municípios de menor porte. Entre as 106 cidades com Tarifa Zero universal, apenas 31 possuem população acima de 50 mil habitantes. A maior delas é Caucaia (CE), com mais de 355 mil moradores.
De acordo com a NTU, o motivo é financeiro. Em cidades menores, o transporte coletivo costuma operar com uma frota de no máximo dez ônibus, o que reduz consideravelmente os custos fixos (como salários e manutenção) e variáveis (como combustível e peças). Isso permite que o poder público assuma a conta sem comprometer de forma significativa o orçamento municipal.
Já nos grandes centros, a realidade é outra: o transporte coletivo pode representar mais de 10% de todo o orçamento municipal, o que dificulta a adoção da Tarifa Zero sem a criação de novas fontes de financiamento.
Atualmente, segundo o IBGE, o Brasil conta com 2.703 municípios atendidos por sistemas organizados de transporte público, sendo 583 com mais de 50 mil habitantes — número que mostra o desafio de levar a gratuidade às grandes cidades.
As 25 maiores cidades com ônibus gratuito no Brasil
Entre as 25 maiores cidades brasileiras com Tarifa Zero, algumas adotaram o modelo recentemente, e em 11 delas foi necessário aumentar a frota para atender à demanda crescente. Confira:
1. Caucaia-CE
- População: 355.679
- Início: Set/2021
- Operação: Privada (Empresa Vitória)
2. Luziânia-GO
- População: 208.725
- Início: Nov/2023
- Operação: Privada (Viação Catedral)
3. Maricá-RJ
- População: 197.300
- Início: Mar/2021
- Operação: Pública (EPT)
4. Ibirité-MG
- População: 170.387
- Início: Jan/2021
- Operação: Privada (Sidon)
5. São Caetano do Sul-SP
- População: 165.655
- Início: Nov/2023
- Operação: Privada (Vipe)
6. Itapetininga-SP
- População: 157.790
- Início: Dez/2023
- Operação: Pública
7. Paranaguá-PR
- População: 145.829
- Início: Mar/2022
- Operação: Privada (Viação Rocio)
8. Balneário Camboriú-SC
- População: 139.155
- Início: Jun/2023
- Operação: Privada (Transpiedade)
9. Formosa-GO
- População: 115.669
- Início: Ago/2021
- Operação: Privada
10 Assis-SP
- População: 105.768
- Início: Mar/2021
- Operação: Privada (Empresa Oswaldo Brambilla Transporte)
11. Ituiutaba-MG
- População: 102.217
- Início: Jul/2023
- Operação: Privada (Loc Van)
12. Itapeva-SP
- População: 89.728
- Início: Ago/2021
- Operação: Privada (Jundiá)
13 Cacoal-RO
- População: 86.895
- Início: Fev/2023
- Operação: Pública
14. Aquiraz-CE
- População: 80.243
- Início: Out/2018
- Operação: Privada (Conect Locações)
15. Cianorte-PR
- População: 79.527
- Início: Jan/2023
- Operação: Privada (Viação Cianorte)
16. Lins-SP
- População: 74.779
- Início: Nov/2023
- Operação: Privada (Viação Terra)
17. Eusébio-CE
- População: 74.170
- Início: Out/2010
- Operação: Privada (Crateús Turismo)
18. Araranguá-SC
População: 71.922
Início: Dez/2023
Operação: Privada (Viação Cidade)
19. Monte Mor-SP
População: 64.662
Início: Dez/2023
Operação: Privada (Rápido Luxo)
20. Mariana-MG
- População: 61.387
- Início: Fev/2022
- Operação: Privada (Transcotta)
21. Porto Feliz-SP
- População: 56.497
- Início: Dez/2022
- Operação: Privada (America Vans)
22. Pirapora-MG
- População: 55.606
- Início: Out/2022
- Operação: Privada (Santo André Transportes)
23. Santa Isabel-SP
- População: 53.174
- Início: Dez/2023
- Operação: Privada (Viação Suzano)
24. Piedade-SP
- População: 52.970
- Início: Jan/2023
- Operação: Privada (Jundiá)
25. Campo Belo-MG
- População: 52.277
- Início: Out/2019
- Operação: Pública
Esses resultados mostram que a Tarifa Zero vai além da gratuidade: ela pode estimular a economia, melhorar a mobilidade, reduzir desigualdades e até contribuir para a saúde pública.
O futuro do transporte público gratuito no Brasil
O movimento da Tarifa Zero já é uma realidade consolidada em municípios pequenos e médios, mas o desafio está em expandi-lo para as grandes metrópoles.
Para especialistas, isso dependerá de novos modelos de financiamento, como subsídios cruzados, parcerias público-privadas ou criação de fundos específicos para custear o transporte coletivo.
Seja como for, os exemplos já implementados no Brasil provam que a passagem de ônibus gratuita não é apenas uma utopia: trata-se de uma política pública capaz de transformar a vida urbana, reduzir desigualdades sociais e fortalecer a economia local.