Pane seca: quais os riscos em deixar o carro sem combustível
Pane seca pode gerar multa e muitos danos ao seu carro
Tentar dirigir com o carro na reserva em busca de postos de gasolina onde o combustível possa ser encontrado por um preço mais baixo pode ser um risco, tanto para a sua segurança quanto para o seu bolso.
Multas e remoção do veículo.
Rodar na reserva e sofrer uma pane seca resulta em multa de R$ 130,16, remoção do veículo e quatro pontos na habilitação.
Além disso, o baixo nível de combustível reduz a lubrificação da bomba, podendo levar à sua queima. O líquido restante no tanque pode trazer impurezas, causando danos mecânicos.
Recomendações
O ideal é não deixar o carro com menos de um quarto do tanque de combustível. Isso evita a redução da lubrificação da bomba, aumentando o risco de queima da peça.
A bomba de combustível, com manutenção preventiva, tem validade entre 80.000 a 100.000 km. Se a bomba queimar, a peça de reposição custa cerca de R$ 350 para um carro popular, valor que exclui a mão de obra.
Consequências de rodar com nível baixo de combustível no tanque
A falta de líquido suficiente no tanque impede a refrigeração adequada da bomba, levando ao superaquecimento.
O sistema de boia e variador de resistência no tanque alerta sobre a quantidade de combustível e deixa de funcionar corretamente quando o nível está baixo.
Além de tudo isso, dirigir com o ponteiro na reserva pode enviar sujeira para o sistema de injeção. Isso requer um cuidado extra com o combustível utilizado, pois pode danificar a bomba, o bico injetor, as velas e o catalisador do motor.
Como perceber os problemas?
Fique atento a sintomas como falha do motor, perda de força ao rodar ou dificuldade em dar a partida.
Evite deixar gasolina em um carro parado por muito tempo, pois a gasolina dura apenas três meses antes de começar a se deteriorar.
A pane seca não implica apenas em penalidades legais, mas também pode causar danos sérios ao veículo.