Brasil está no radar da Lufthansa para ter voos diretos de Alemanha e Itália
Lufthansa foca em expandir rotas no Brasil e Argentina, priorizando digitalização e modernização da frota.
A Lufthansa mira a América do Sul e promete fortalecer rotas para Brasil e Argentina. Na segunda-feira (29/9), a companhia revelou seu plano estratégico de expansão, destacando novos voos saindo da Alemanha e da Itália.
A iniciativa aposta na digitalização, eficiência e renovação de frota para consolidar sua presença na região.
No Capital Markets Day, a empresa detalhou metas de médio prazo, reforçando a importância do continente sul-americano em sua estratégia global.
Embora a América do Norte continue sendo a região mais lucrativa, com expansão para cidades secundárias, o foco da Lufthansa na América do Sul é aumentar a conectividade e a relevância nos mercados brasileiro e argentino.
Os hubs de Frankfurt e Roma desempenham papel central nesse projeto, servindo como pontos estratégicos para otimizar rotas, melhorar a experiência dos passageiros e garantir o crescimento sustentável da companhia na região.
Estratégia de médio prazo e prioridades
O grupo estabeleceu prioridades que combinam ganho de produtividade, digitalização de processos e modernização da frota. Além disso, metas claras de margem orientarão decisões de capacidade e rede.
Assim, a Lufthansa conecta crescimento ao retorno financeiro, evitando expansão desordenada e preservando a disciplina de capital.
Na América do Norte, as rotas atuais estão entre as mais lucrativas do grupo. Por isso, a Lufthansa pretende adicionar ligações para cidades americanas secundárias, ampliando o mix de destinos.
Já na América do Sul, a prioridade recai sobre Argentina e Brasil, consolidando a conectividade intercontinental. O anúncio, no entanto, não trouxe rotas específicas para o Cone Sul.
Hubs e operadores do grupo
O crescimento partirá de Frankfurt, na Alemanha, com a própria Lufthansa. Paralelamente, Roma atuará como plataforma adicional por meio da recém-adquirida ITA Airways. Desse modo, a rede da Alemanha e da Itália amplia o alcance, sem dispersar recursos e mantendo sinergias operacionais.
A malha atual já oferece ligações frequentes a partir de Frankfurt e Roma. São 16 frequências semanais para a Argentina e 30 voos por semana para o Brasil, com origens nas mesmas cidades europeias.
Aeronaves de nova geração e parcerias
A empresa pretende alavancar aeronaves de nova geração, como A330neo, A350XWB e Boeing 787. Com esses modelos, o grupo reduz custos de combustível e manutenção, além de otimizar a utilização.
Consequentemente, eleva-se a margem em um segmento que hoje apresenta lucratividade considerada média.
Com esse desenho, o grupo expande a oferta onde já identifica demanda e prepara novas entradas por meio de cooperação local. Por fim, a coordenação de horários e tarifas tende a acelerar a penetração nos dois mercados e reforçar a presença competitiva.