Carteira de motorista pode ficar mais fácil: governo estuda mudança nas aulas obrigatórias
Ministério dos Transportes propõe reduzir custos e tempo para obter a Carteira Nacional de Habilitação.
O governo brasileiro, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está analisando mudanças significativas na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O objetivo é reduzir os custos do processo e ampliar o acesso ao documento.
Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Renan Filho, ministro dos Transportes, destacou a intenção do Planalto de simplificar o procedimento, eliminando a necessidade de aulas formais em autoescolas.
O ministro destacou que o atual processo para adquirir a CNH é oneroso e complicado, com custos que variam entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. Esse valor se equipara ao preço de uma motocicleta usada, o que dificulta o acesso de muitos brasileiros ao documento.
O projeto visa não apenas facilitar o acesso à habilitação, mas também impulsionar a empregabilidade.
Isso também ajuda o país, de maneira geral, porque fomenta o setor produtivo, facilita a empregabilidade”, declarou Renan Filho.
Simplificação do processo de habilitação: perspectivas
Baseando-se em práticas internacionais, o ministro propôs a redução de mais de 80% nos custos, permitindo que os candidatos estudem de forma independente ou com suporte online. As mudanças também devem reduzir a idade média de obtenção da CNH e diminuir o número de motoristas não habilitados no país.
Renan Filho anunciou que o estudo para a implementação das alterações já foi finalizado pelo Ministério dos Transportes. Atualmente, o texto aguarda apenas a avaliação presidencial para que as novas diretrizes sejam colocadas em prática.
A iniciativa pretende aliviar o bolso dos cidadãos, fomentar o setor produtivo e reduzir a informalidade entre os motoristas. A proposta não necessita de aprovação do Congresso Nacional, dependendo apenas de regulamentação pelo presidente Lula.
Visão para o futuro
Com essas mudanças, a expectativa do governo é criar um cenário em que a obtenção da CNH seja mais acessível, beneficiando especialmente os jovens.
A medida é vista como um passo importante para modernizar o sistema de habilitação no Brasil, tornando-o mais eficiente e econômico, seguindo exemplos de sucesso internacional.