Concorrência à vista: como marca chinesa pretende virar a “nova BYD” no país

Montadora desafia a BYD no Brasil com novo lançamento, buscando liderança no mercado de carros elétricos.

A liderança da BYD no mercado brasileiro de carros elétricos está sendo desafiada. Com cinco dos dez modelos mais vendidos do país, a gigante chinesa agora enfrenta a investida da Geely, que, com o apoio da Renault, traça um plano agressivo para ganhar espaço e conquistar clientes.

O foco da Geely é seguir a cartilha de acessibilidade que tornou a BYD referência, mantendo, no entanto, sua própria identidade. O compacto EX2 surge como peça-chave para disputar espaço com modelos como Dolphin e Dolphin Mini, prometendo oferecer tecnologia e design adaptados ao gosto do consumidor brasileiro.

Executivos da marca reforçam que o Brasil é prioridade estratégica na expansão, mirando não apenas a participação de mercado, mas também a liderança no segmento de veículos elétricos nos próximos anos.

Estratégia para o mercado brasileiro

Fontes próximas à operação relatam meta de liderança no curto prazo e ressaltam o papel central do Brasil na estratégia global da Geely. A empresa não veio apenas para marcar presença; pelo contrário, ela estrutura produto, preço e calendário.

O primeiro movimento concreto inclui o Geely EX5, que chega ao Brasil em duas versões e parte de R$ 195.800. A presença do SUV reforça o compromisso comercial e abre espaço para um elétrico mais acessível ocupar volume.

Se o plano avançar, a chinesa colocará pressão real sobre a BYD no segmento que mais cresce. No entanto, mesmo que a estratégia demonstre ambição compatível com quem mira a liderança, a execução exigirá rede, crédito e escala.

EX2 contra Dolphin e Dolphin Mini

Escolhido para o ataque de preço, o EX2 é um compacto 100% elétrico. Na China, a marca comercializa o modelo no mercado local como Geome Xingyuan, enquanto no Brasil, a proposta mira diretamente os campeões de entrada da BYD.

O hatch mede 4,14 m de comprimento e traz entre-eixos de 2,65 m, o mesmo do Volkswagen T-Cross. Além disso, tem 1,81 m de largura e 1,58 m de altura. Por dentro, oferece bom acabamento e duas telas digitais.

Foto: Divulgação/Geely

Na China, o EX2 dispõe de duas configurações elétricas que se posicionam frente aos rivais de entrada. Para organizar as opções, confira os números de potência e capacidade de bateria.

  • 78 cv com bateria de 30,1 kWh.
  • 114 cv com bateria de 40,2 kWh.

A subsidiária ainda não definiu qual pacote técnico virá ao Brasil. A Geely promete revelar detalhes em um evento marcado para meados de novembro, em São Paulo, inclusive o preço, estimado na casa dos R$ 150 mil.

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