Uso da função ‘N’ e outros segredos para não detonar o câmbio automático

Explore cinco dicas cruciais para maximizar o desempenho e longevidade do câmbio automático do seu veículo.

Nos últimos anos, o mercado automobilístico brasileiro registrou um aumento significativo na procura por veículos com câmbio automático. Atualmente, mais de 50% dos carros novos vendidos no país possuem essa tecnologia.

Apesar de serem mais fáceis de operar, esses automóveis requerem conhecimentos específicos para um uso eficiente.

Um dos aspectos frequentemente negligenciados por motoristas inexperientes é a utilização correta da função neutro, identificada pela letra ‘N’. Essa função desempenha um papel importante em diversas situações de condução, sendo fundamental compreender seu uso para evitar danos ao veículo e melhorar sua eficiência.

Dicas para uso correto do câmbio automático

A função ‘N’ no câmbio automático é muitas vezes subestimada por aqueles que passaram anos dirigindo veículos com transmissão manual.

Para auxiliar esses motoristas, apresentamos cinco dicas fundamentais sobre o uso dessa tecnologia que não são ensinadas nas autoescolas.

Utilização adequada do neutro

Ao contrário dos carros manuais, nos quais o ponto-morto é útil em diversas situações, nos veículos automáticos, a função “N” deve ser usada principalmente para fins de manutenção. Esta posição é projetada para rebocar ou movimentar o veículo com o motor desligado.

Cuidados com a alavanca em movimento

Evitar mudar a alavanca para “R” ou “P” enquanto o carro ainda está em movimento é crucial. Essas ações podem comprometer severamente as engrenagens da transmissão, mesmo em velocidades reduzidas.

Portanto, pare sempre completamente o veículo antes de fazer qualquer alteração.

Evite dar partida no ‘tranco’

Embora alguns modelos automáticos permitam, forçar o motor a ligar por impulso pode danificar componentes essenciais. Opte sempre por recarregar a bateria ou usar a técnica da “chupeta” para garantir a integridade do veículo.

Freio em descidas

Usar o motor para controlar descidas é uma prática desaconselhada. Além de aumentar o consumo de combustível, essa técnica pode sobreaquecer o óleo da transmissão.

Sempre utilize o freio para manter o controle do veículo, especialmente em aclives.

Sinais de trancos nas marchas

Sentir trancos durante a troca de marchas pode indicar problemas de lubrificação nas engrenagens. Verifique sempre o manual do veículo para orientações sobre a troca e manutenção do fluido, antecipando o serviço conforme necessário.

Assegurar que o câmbio automático funcione sem falhas é fundamental para a durabilidade do carro. Consultar um mecânico confiável ao notar qualquer irregularidade pode evitar reparos dispendiosos no futuro.

Informações adicionais estão disponíveis com especialistas como Camilo Adas e Erwin Franieck, da AEA e SAE Brasil.

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