Recall recorde: BYD convoca 115.000 carros na China
BYD anuncia recall de 115 mil veículos elétricos na China devido a falhas nas baterias e problemas de design.
A BYD enfrenta mais um desafio de segurança na China e anuncia um recall de grande escala: mais de 115 mil veículos elétricos e híbridos plug-in serão inspecionados.
A medida, comunicada à Administração Estatal de Regulamentação de Mercado chinesa na última sexta-feira (17/10), envolve falhas em componentes da bateria e problemas de projeto que podem comprometer o desempenho dos veículos.
O recall atinge dois grupos distintos. O primeiro inclui 44.535 unidades da série Tang 2015, produzidas entre 28 de março de 2015 e 28 de julho de 2017. Já o segundo envolve 71.248 exemplares do elétrico Yuan Pro, fabricados entre 6 de fevereiro de 2021 e 5 de agosto de 2022.
As ações têm efeito imediato, com a BYD orientando os proprietários a comparecerem às concessionárias autorizadas para inspeção e reparos. Este é o segundo grande recall da marca em dois anos, reforçando a atenção do setor automotivo chinês à segurança dos modelos elétricos e híbridos.
Recall da série Tang 2015
A investigação apontou um erro de concepção em componentes que impactam a função de descarga ativa do controlador do motor de acionamento. Em determinadas situações, o sistema pode falhar e provocar corrosão na placa de circuito.
Como consequência, o modo de condução puramente elétrico pode deixar de operar, o que eleva o risco à segurança.
Para sanar o problema, a BYD disponibiliza atualização de software sem custo aos proprietários incluídos no chamado. Na prática, a mudança altera o método de descarga para descarga elétrica, reduzindo o risco mencionado. Assim, a montadora busca restabelecer a confiabilidade do sistema de tração.
Recall do Yuan Pro
A BYD identificou juntas de bateria montadas incorretamente em parte da produção do Yuan Pro. Essa montagem reduz a vedação e, em uso severo, dirigir por longos períodos em água em alta velocidade pode permitir a infiltração no conjunto.
Com o tempo, o isolamento pode degradar-se e, em casos extremos, a potência da bateria pode diminuir, elevando o risco.
As concessionárias autorizadas aplicarão gratuitamente um selante especial para reforçar as carcaças das baterias dos veículos envolvidos. Com isso, a impermeabilização retorna ao padrão, e os riscos de segurança deixam de existir, segundo a empresa.
Em fevereiro de 2024, o Yuan Pro cedeu lugar ao compacto Yuan Up na China. O modelo fica abaixo do Yuan Plus, vendido como Atto 3 no exterior; consequentemente, a gama mantém uma hierarquia clara.
Orientações aos proprietários
Proprietários devem contatar a rede autorizada para agendar a atualização de software do Tang 2015 ou a aplicação do selante no Yuan Pro, conforme o caso. Segundo a BYD, os serviços ocorrem sem custo e buscam eliminar os riscos identificados.
Contexto de mercado e histórico de segurança
Mesmo com as convocações, a BYD lidera em veículos elétricos e, nos primeiros nove meses do ano, somou quase nove milhões de vendas na China. No país de origem, a marca enfrenta uma concorrência crescente da Geely, Xiaomi e XPeng, que ampliam sua participação.
Em 2023, a montadora promoveu um recall de quase 100.000 unidades dos elétricos Dolphin e Yuan Plus. Na ocasião, a falha atingia itens do controle de direção e representava risco de incêndio.
Já em janeiro deste ano, a empresa convocou 6.843 SUVs híbridos plug-in da Fang Cheng Bao por causa de parafusos soltos nos conectores elétricos internos do controlador duplo do motor. Esses pontos poderiam superaquecer e gerar fumaça ou incêndio.
Paralelamente, a BYD amplia iniciativas no Brasil. A empresa anunciou um carro elétrico por menos de R$ 100 mil para pessoas com deficiência (PCD) e taxistas, além de um centro de pesquisa de carros autônomos no Rio de Janeiro. Também trouxe ao país o Song Pro híbrido plug-in flex.