Supercarro elétrico da BYD bate recorde de velocidade e deixa concorrência comendo poeira

Yangwang U9 Xtreme da BYD é o primeiro elétrico a completar Nurburgring em menos de 7 minutos.

O supercarro elétrico Yangwang U9 Xtreme, da BYD, entrou para a história ao completar o lendário Nürburgring Nordschleife em 6 minutos e 59,157 segundos, tornando-se o primeiro elétrico a quebrar a barreira dos sete minutos. O feito, registrado em agosto, resulta de mais de um ano de testes no circuito alemão.

Antes disso, o modelo já havia atingido 496,22 km/h no circuito ATP Papenburg, garantindo o título de carro elétrico mais rápido do mundo. A versão U9 Track Edition também impressionou, atingindo 472,41 km/h no mesmo local.

Com essas marcas, a BYD se consolida como protagonista na engenharia automotiva, mostrando que seus elétricos não ficam atrás de gigantes como Bugatti e Rimac, e definindo novos padrões de velocidade e tecnologia sustentável.

Recorde em Nurburgring Nordschleife

O alemão Moritz Frankz conduziu a tentativa, apoiado por uma larga vivência em competições de GT e mais de 10 mil horas no circuito. Ele classifica o Nordschleife como o traçado mais exigente do mundo e celebrou o feito. O tempo baixou a referência anterior em mais de cinco segundos.

Para sustentar o ritmo, a equipe instalou um novo sistema de resfriamento, freios de liga de titânio com discos de carbono-cerâmica e pneus específicos. Assim, os ensaios contínuos desde julho do ano passado calibraram o pacote para extração máxima no Nordschleife.

Arquitetura e potência

O U9 Xtreme utiliza arquitetura de alta tensão de 1.200, inédita em escala mundial. Além disso, quatro motores de alto desempenho giram a 30 mil rpm e entregam mais de 3 mil cavalos.

Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD para as Américas e Europa, ressaltou o desempenho dinâmico além de velocidade em retas. “É um desafio lendário para testes e pilotos”, declarou.

Mercado e disponibilidade

No comércio, a BYD oferece o U9 Xtreme em tiragem limitada de 30 unidades. O piloto brasileiro Leo Sanchez comprou a primeira unidade, simbolizando a atenção da América do Sul.

Os resultados em Nürburgring e em ATP Papenburg consolidam a estratégia da BYD na elite dos superelétricos e elevam a referência do setor.

As iterações técnicas e os testes contínuos indicam novos aprimoramentos e possíveis marcas ainda mais impressionantes nos próximos meses.

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