5 formas de destruir o câmbio automático e deixar os mecânicos felizes
Adotar práticas corretas de direção e manutenção evita desgastes prematuros e gastos elevados com reparos em câmbios automáticos.
O câmbio automático tornou-se um item desejado nos veículos modernos, oferecendo conforto e praticidade. No entanto, a durabilidade dessa tecnologia depende de cuidados específicos.
Os motoristas devem estar atentos à forma correta de operação e manutenção. Especialistas ressaltam que negligenciar essas práticas pode resultar em danos significativos, tornando os reparos onerosos.
Para garantir o bom funcionamento do câmbio automático, é importante conhecer e evitar erros comuns que podem prejudicar a transmissão.
5 erros comuns que danificam o câmbio automático

Foto: iStock
Veja a seguir uma lista de erros que podem resultar em dor de cabeça ao câmbio automático.
1. Selecionar ‘P’ ou ‘R’ com o carro em movimento
Acionar a posição “R” ou “P” enquanto o veículo ainda está se movendo pode danificar componentes da transmissão. Mesmo que a velocidade seja baixa, esse hábito desgasta as engrenagens, principalmente em câmbios antigos. Modelos mais novos possuem proteção eletrônica, mas a cautela é sempre recomendada.
2. Tentar fazer o motor ‘pegar no tranco’
Embora teoricamente possível, essa prática pode causar danos graves, como o rompimento da correia dentada. O risco de danificar outras peças, como pistões e bielas, é elevado, resultando em reparos caros. Para veículos com bateria descarregada, o uso da “chupeta” é mais seguro.
3. Ignorar a troca de óleo do câmbio
A manutenção do óleo do câmbio é crucial. As engrenagens necessitam de lubrificação adequada, conforme indicado no manual do veículo. Vazamentos ou contaminações podem levar ao mau funcionamento, como trancos nas trocas de marchas ou deslizamentos, aumentando o desgaste e a temperatura.
4. ‘Segurar’ o carro na subida com o acelerador
Manter o veículo parado em aclives apenas com o acelerador é uma prática prejudicial. O correto é usar o freio para evitar desgaste no conversor de torque, preservando o motor e economizando combustível. Essa técnica é válida para todos os tipos de inclinação.
5. Colocar o câmbio em neutro ao parar no semáforo
Em carros automáticos, deve-se manter o câmbio em “D” ao parar. Isso assegura a pressão do sistema hidráulico e a lubrificação das peças. O uso do neutro é destinado apenas à manutenção ou movimentação com o motor desligado.
Adotar práticas corretas assegurará a longevidade do câmbio automático do seu veículo. Evitar erros comuns pode preservar a transmissão e evitar despesas desnecessárias com reparos. Assim, os motoristas podem desfrutar do conforto e da conveniência dessa tecnologia sem preocupações.