Adeus carro só a combustão? Volkswagen planeja linha inteira com opção híbrida na América do Sul em 2026
Montadora anuncia investimento em versões híbridas para todos os modelos na região.
A Volkswagen dá um salto importante na eletrificação na América do Sul. A partir de 2026, todos os carros produzidos na região terão versões eletrificadas, e o primeiro híbrido local estreia já no ano que vem.
O projeto conta com crédito de R$ 2,3 bilhões, que abrange híbridos leves, convencionais e plug-in. A estratégia reforça o compromisso da marca com sustentabilidade e inovação tecnológica.
O anúncio ocorreu na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, São Paulo. O evento contou com a presença de Geraldo Alckmin, vice-presidente da República, e Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Com a iniciativa, a Volkswagen posiciona todo o portfólio regional rumo à eletrificação, oferecendo opções mais limpas e eficientes. A medida também consolida a indústria brasileira no caminho de transição energética global.
Foco em eletrificação: estratégia e financiamento
Até 2028, a Volkswagen direcionará R$ 20 bilhões na América do Sul, com foco no lançamento de híbridos. O apoio do BNDES soma R$ 2,3 bilhões e financia desenvolvimento e produção na região.
A verba contemplará atualização de software e integração de ADAS, acelerando cronogramas industriais. Desse modo, a base tecnológica se alinha ao portfólio futuro.
Segundo o portal Motor1, Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, descreveu o movimento como uma nova etapa, com ofertas em todas as modalidades. Assim, a empresa pretende ampliar segurança e conectividade ao mesmo tempo.
Primeiro híbrido flex da VW
A companhia confirmou que o primeiro híbrido flex baseado na plataforma MQB37 entrará em produção na unidade Anchieta já no ano que vem. Essa configuração combina sistema elétrico com etanol, ampliando eficiência.
A montadora ainda não revelou qual será o modelo, porém a especulação aponta o Nivus, já produzido na planta.
Além da novidade, o cronograma mantém a meta de 2026 para versões eletrificadas em todos os modelos fabricados. Enquanto isso, a empresa alinha fornecedores e engenharia para a transição para permitir a chegada gradual das opções híbridas ao portfólio sul-americano.
Tecnologia e segurança
O investimento também mira os Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor e conectividade. Hoje, modelos como o Volkswagen Virtus Highline figuram entre os mais acessíveis com ADAS.
As novas funções devem escalar para toda a linha, apoiando metas de segurança viária e atualização contínua.
Desafios de cadeia e cenário recente
Entretanto, a cadeia global de semicondutores segue pressionada, e a montadora já admitiu riscos de interrupção na produção. Somado a isso, a Volkswagen registrou prejuízo bilionário no terceiro trimestre.
Diante desse cenário, a execução do plano de eletrificação exigirá coordenação logística e flexibilidade fabril.
Com a decisão, a Volkswagen abre uma fase de eletrificação na região, iniciando produção híbrida já no ano que vem e alcançando 2026 com versões eletrificadas para todos os modelos fabricados. Assim, a estratégia busca democratizar a eletrificação e ampliar tecnologias de segurança e conectividade.