Montadora vende menos de 50 carros no Brasil e corre risco de falência
Empresa luta contra uma grave crise financeira na China em 2025, com vendas em queda no Brasil e um pedido de falência em curso.
A fabricante chinesa de veículos elétricos Neta Auto encontra-se em um período conturbado desde o final de 2024. A empresa, que já foi promissora, agora enfrenta um cenário desolador.
Acontece que os planos de recuperação financeira não se concretizaram.
O investimento de US$ 500 milhões que era esperado para revitalizar suas operações na China não se concretizou até abril. Sem esse aporte, as dificuldades financeiras da empresa se agravaram ainda mais. Como resultado, a Neta vê-se imersa em um processo de falência.
No Brasil, as vendas não decolaram. Desde a chegada em agosto de 2024, a Neta comercializou somente 46 veículos. Este número reflete a baixa aceitação dos modelos Aya e Neta X, mesmo com os descontos oferecidos.
Processo de falência e dívidas acumuladas
Documentos revelam que a Hozon Auto, controladora da Neta, enfrenta um pedido de revisão de falência na China. A agência Yuxing, credora da Neta, iniciou o processo devido a uma dívida de US$ 730 mil (R$ 4.125.157,00) por serviços prestados.
Segundo a legislação chinesa, credores podem solicitar a revisão de falência nos tribunais para avaliar a viabilidade da empresa.
Além da Yuxing, a Neta possui passivos com acionistas, fornecedores e concessionários, totalizando mais de 400 disputas judiciais envolvendo a empresa.

Foto: Divulgação/Neta
Rumores de aquisição pela Toyota
Boatos recentes apontavam para um interesse da Toyota em adquirir a Neta, mas a fabricante japonesa desmentiu. Xu Yiming, chefe de comunicação da Toyota na China, negou qualquer negociação ou interesse na compra da Neta.
O colapso das vendas da Neta começou no final de 2024, com redução drástica na produção. Em janeiro de 2025, as vendas na China caíram 98%. Na Tailândia, as vendas também caíram drasticamente, de 985 unidades em janeiro para apenas 129 em abril.
Panorama no Brasil
No Brasil, a Neta enfrenta dificuldades significativas. Com um portfólio limitado aos modelos Aya e Neta X, a empresa não conseguiu se firmar no mercado. Em 2025, apenas 42 carros foram vendidos, e o site da Neta no Brasil está fora do ar.
O grupo Potenza, responsável por uma concessionária no Rio de Janeiro, ofereceu incentivos para alavancar as vendas, mas a baixa procura persiste. A abertura de uma nova loja em Niterói foi interrompida por conta das dificuldades da marca.
Resposta da Neta
Em comunicado, a Neta Auto Tailândia afirmou que a Hozon Auto não declarou falência. A empresa chinesa está em negociações com credores para resolver suas dívidas. Estratégias estão sendo implementadas para retomar as operações e manter a confiança dos consumidores.
A Neta busca reconstruir sua presença no mercado tailandês, consolidando sua posição na Ásia. Um novo Centro de Distribuição de Peças de Reposição está em fase final de construção, visando melhorar a assistência aos clientes.