As 5 marcas de carros chinesas que estão conquistando o mundo – a 5ª vai te surpreender
China transforma o setor automotivo global com marcas que também impactam o Brasil.
Em pouco mais de uma década, o cenário automotivo mundial virou do avesso, e a China assumiu o volante dessa mudança. O que antes despertava desconfiança em muitos mercados hoje dita ritmo, preço e tecnologia no setor global.
O reflexo já é visível no Brasil, que sente o impacto das montadoras chinesas no emprego e nas opções que chegam às ruas.
A nova investida combina elétricos, híbridos e SUVs que unem custo competitivo e pacotes tecnológicos robustos. Marcas como BYD, Chery, GWM, Geely e NIO aceleram sua expansão e mudam a hierarquia do mercado tradicional.
A rapidez desse avanço surpreende antigos líderes europeus, japoneses e norte-americanos.
Para o Brasil, o movimento abre portas e pressões ao mesmo tempo. O país se torna ponte estratégica para a América Latina, recebendo fábricas, lançamentos e planos de longo prazo. A disputa que antes parecia distante agora bate à porta e promete remodelar toda a indústria automotiva da região.
As 5 marcas chinesas protagonistas
A combinação de escala industrial, domínio de baterias e software mudou o mapa automotivo. Como resultado, a China transformou-se de seguidora em protagonista e formou um polo de inovação.
Hoje, o mundo tem cinco nomes de peso vindos do país asiático. Confira quais são eles.
1. BYD eleva a barra da eletrificação
A BYD (Build Your Dreams) nasceu em 2003 produzindo baterias e avançou para se tornar uma das maiores montadoras somando elétricos e híbridos plug-in. Em 2023, superou a Tesla em volume global e logo consolidou sua presença em mais de 70 países com escala e verticalização.
No Brasil, a BYD inaugurou fábrica em Camaçari (BA), no antigo complexo da Ford, e planeja produzir modelos 100% elétricos. Assim, aposta na eletrificação acessível com Dolphin e Seal. A marca também integra a cadeia local de baterias e reforça uma imagem limpa e moderna.

Foto: Divulgação/BYD
2. Chery e a expansão por marcas
Fundada em 1997, a Chery iniciou pela exportação a mercados emergentes e evoluiu com preços agressivos e design refinado. A empresa estruturou divisões como Omoda, Jaecoo e Exeed, com foco crescente em híbridos e elétricos. Modelos como o Tiggo 5X Pro Hybrid exemplificam a direção tecnológica.
A marca firmou base em Jacareí (SP) em 2014 e se aliou ao grupo CAOA, criando a CAOA Chery. A prefeitura pretende leiloar a fábrica da CAOA Chery se não houver plano de retomada, mas a estratégia multimarcas segue ativa.

Foto: Divulgação/Caoa Chery
3. GWM aposta em software e fabricação local
A Great Wall Motors (GWM) foca em SUVs e picapes híbridos e organiza sua globalização com tecnologia embarcada. No entanto, o diferencial vem de conectividade, assistentes de voz e atualizações via nuvem.
A GWM escolheu o Brasil como hub da América do Sul e inaugurou, em 2025, a unidade de Iracemápolis (SP). Lá, monta o Haval H6 e a picape Poer P30. Já o Haval H9 integra o portfólio global. Assim, reduz custos logísticos e enfrenta Toyota e Volkswagen.

Foto: Divulgação/GWM
4. Geely expande um império silencioso
A Geely, fundada em 1986 e sediada em Hangzhou, controla Volvo, Polestar, Lotus e parte da Smart. Além disso, investe em P&D e design na Europa, unindo engenharia ocidental e escala chinesa. Seus elétricos e híbridos, como o EX2, ganham espaço na Europa e na Ásia.
O grupo amplia sua atuação com DreamSmart, ECARX, Aerofugia e Geespace, cobrindo wearables, veículos voadores, rede de satélites e inteligência de mobilidade. Enquanto estuda a entrada direta no Brasil nos próximos anos, fortalece a plataforma que conecta carro, software e serviços.

Foto: Divulgação/Geely
5. NIO redefine luxo elétrico
Fundada em 2014, a NIO conquistou China e Europa com SUVs de alta performance e troca rápida de baterias, eliminando a espera de recarga. A marca combina design sofisticado, experiência digital integrada e um modelo de assinatura orientado a serviços.
Sem presença direta no Brasil, a NIO inspira consumidores e startups locais. Por outro lado, enfrenta concorrentes como Tesla, BMW e Polestar. O ES8 simboliza o interior tecnológico da marca e a ambição de exportar estilo de vida, não apenas automóveis.

Foto: Divulgação/NIO