Compass e Dolphin na faixa de R$ 4 mil: carro por assinatura vale a pena?
Executivo de empresa de soluções em locação explica as vantagens do serviço de assinatura de veículos.
A modalidade de carros por assinatura está alta no Brasil e deve crescer 14% ao ano, segundo levantamento da Data Bridge Market Research. Contudo, será que o segmento que pode atingir um valor de mercado de US$ 12,2 milhões (cerca de R$ 59 milhões) até 2028 vale a pena para o consumidor?
Para André Campos, CEO da For You Fleet, a resposta é sim. Ele pontua, no entretanto, que muitos motoristas ainda possuem dúvidas e receios sobre o funcionamento da modalidade de carros por assinatura.
No modelo mais comum no mercado, as empresas oferecem planos de assinatura de 1 a 4 anos de uso e quilometragem variada, dependendo do perfil do contratante. Os pacotes costumam cobrir custos de manutenção e seguro, conceder cashback e oferecer a opção de troca de carro no término do prazo de contrato.
“Sem dúvidas, uma das vantagens da locação é não se preocupar com uma alta parcela de entrada ou os juros de um financiamento”, afirma Campos.
Escolha do carro ideal
O executivo da For You Fleet conta que uma das principais dúvidas dos clientes é sobre qual modelo de carro escolher. Para se ter uma ideia, um Jeep Compass com franquia de 1.000 km por mês e prazo de utilização de 36 meses custa por volta de 4.600 para locação na cidade de São Paulo (SP).
Já a assinatura do elétrico BYD Dolphin sai por volta de R$ 4.190, ainda mais barata. Outras opções bastante desejadas pelos assinantes são o Jeep Commander Limited (em torno de R$ 6.099), a BMW X1 (por volta de R$ 8.840) e a BMW 320i (cerca de R$ 8.790).
André Campos relata ainda que os carros híbridos e elétricos têm sido bastante visados pelos motoristas como uma forma de testar o modelo antes da compra.
“É comum ver pessoas locando carros híbridos, elétricos ou de um modelo específico para entender o desempenho, o uso e a viabilidade do automóvel. Então, nesse período de locação decide se é vantajoso adquiri-lo ou não, e normalmente no final, acaba renovando o plano de assinatura após conhecer todas as vantagens do modelo”, completa.