Frear antes do radar evita a multa de velocidade?
Descubra todos os detalhes sobre três tipos de radares e saiba se funciona 'pisar no freio antes do radar' para uma condução livre de multas indesejáveis.
O bom condutor de veículo deve sempre dirigir dentro dos limites permitidos da via; no entanto, alguma distração pode fazer com que ele tenha de pisar no freio antes do radar. Será que isso funciona?
Para compreender sobre o assunto, é de extrema importância saber o funcionamento de cada tipo de aparelho. Confira a seguir 3 tipos de radares eletrônicos.
Fonte: JoLin / Canva
1 – Pistola
Basicamente, a pistola lança uma onda até o veículo, e esta retorna ao próprio aparelho já com a velocidade mensurada, o que dependerá do momento em que o agente de trânsito realizou o disparo.
Assim, não existem variáveis quanto à capacidade de aferição do equipamento, pois ele pode registrar automóveis a até um quilômetro de distância.
2 – Pardais
Na maioria das vezes, utiliza linhas na pista para aferir em quanto tempo o carro passou por elas. Então, se o resultado for menor do que o programado dentro da máquina, uma foto é registrada.
Além disso, a velocidade é identificada pelo aparelho após efetuar um cálculo entre a distância das linhas e o tempo aferido.
Sendo assim, pisar no freio antes deste radar e evitar a multa são práticas mais comuns naqueles dispositivos que fotografam a placa traseira, pois são instalados de modo que as câmeras fiquem apontadas na mesma direção da via, e isso ocorre devido ao fato de as linhas serem posicionadas um pouco mais adiante.
No entanto, se for um radar que registra a placa da frente, as linhas são colocadas antes do dispositivo. Dessa forma, o condutor precisa antecipar com maior antecedência.
3 – Móveis
Por último, os radares móveis atuam como se estendessem uma “faixa” invisível. Assim, quando o veículo passa por ela, a máquina detecta a velocidade.
Em suma, frear antes deste aparelho pode funcionar; no entanto, o tempo de reação do motorista precisa ser rápido o suficiente para que o veículo não se aproxime do campo de detecção dessa “faixa invisível” ainda acima da velocidade permitida.