Mercado de usados começa a se movimentar para não perder com IPVA 2024
Lojistas já começam a pagar menos nos carros usados que compram ou oferecidos como parte do pagamento por um outro automóvel.
A hora de pagar o tão temido IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) está chegando e começa a tradicional movimentação no mercado de carros usados. Para o segmento, o imposto é uma verdadeira dor de cabeça, sobretudo quando o período da cobrança se aproxima.
Os vendedores de usados modificam suas estratégias em novembro e dezembro devido ao temido tributo criado em 1985. Desde o fim da TRU (Taxa Rodoviária Única), um ano após a criação do imposto, todos os estados passaram a cobrar a taxa de seus motoristas.
Segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), os governos arrecadaram R$ 65,56 bilhões com o IPVA em 2022. A média nacional de arrecadação é de R$ 322,86 por habitante, com São Paulo no topo e Roraima na ponta debaixo da lista estados que mais ganham dinheiro.
Correria no mercado de usados
Em novembro e dezembro, os lojistas de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde a alíquota do imposto chega a 4%, começam a pagar menos pelos automóveis que compram. Eles também reduzem o valor dos carros usados com parte do pagamento por outro veículo.
Existem até aqueles que começam a pagar menos a partir de outubro para compensar o imposto. Outra solução adotada por esses lojistas é reduzir ao máximo os estoques nos meses que antecedem o pagamento do IPVA, como janeiro, fevereiro e março.
Para um carro de R$ 100 mil, por exemplo, o imposto chega a R$ 4 mil em estados como São Paulo, que possui uma das maiores alíquotas do país. Considerando uma loja com um estoque total de R$ 2 milhões, apenas 20 carros nessa faixa de preço geram R$ 80 mil de imposto.
Hora de comprar
Uma possível saída para as empresas do segmento de usados seria diluir o pagamento do IPVA ao longo do ano, em até 12 parcelas, mas o governo não demonstra interesse em apoiar esses empresários ou os consumidores.
Para quem deseja trocar de carro e quer gastar menos com o imposto, a dica é esperar passar a época da cobrança para fechar a compra. Comprando após o fechamento do calendário de cobrança, o que costuma ocorrer no fim do primeiro semestre, a economia pode ser bem grande.