Gasolina com dipirona deixa o carro mais econômico? Entenda novo viral da internet
Acredite se quiser, tem gente apostando nessa “inovação” em busca de economia. Saiba se funciona.
O assunto do momento nas redes sociais é o uso de dipirona na gasolina. Apesar do uso parecer um tanto estranho, tem gente apostando que a mistura deixa o carro mais econômico. Nos vídeos da internet, muita gente acredita que a medida ousada traz resultados reais. Mas será mesmo que um frasco de dipirona faz realmente diferença no funcionamento do seu carro?
Para tirar essa história a limpo, foi realizado um teste prático com a mesma marca de dipirona utilizada nos vídeos. A proporção também seguiu a mesma dos materiais: um frasco para cada 10 litros de combustível.
Objetivo
O teste visa justamente entender como essa mistura queima e se realmente traz alguma economia. Em um experimento direto, colocou-se fogo na gasolina pura, assim como na mistura com dipirona. À primeira vista, há uma diferença gritante: a mistura com o medicamento queimou com uma chama mais baixa.
Contudo, depois de um tempo, enquanto a gasolina pura ainda queimava, a chama da mistura com dipirona há havia apagado. Além de não ter mais fogo, sobraram resíduos no fundo. Na prática, o resultado pode ser um indicativo de que a mistura não queima completamente, gerando depósitos no motor do veículo.
Veja um dos testes realizados na internet:
Será que vale a pena?
Como no teste ficaram resíduos de uma queima que não foi completa, não é recomendado testar o conteúdo do vídeo viral em seu carro. Isso porque esses resíduos que provavelmente ficarão depositados no fundo do tanque do veículo podem representar futuramente problemas para o motor, assim como para o sistema de injeção, principalmente depois que o carro esfria.
Portanto, caso você queira testar o experimento em seu carro, é importante saber das possíveis consequências para o motor. Talvez esta seja uma economia, se é que ela existe, que não vale muito a pena.