Mito ou verdade: celular pode explodir posto de gasolina?
Entenda se o uso do aparelho é capaz de causar explosões inesperadas na hora do abastecimento.
É comum ver, nos Estados Unidos, placas que proíbem o uso de aparelhos celulares durante o abastecimento de veículos. Este cenário reforça uma suposta lenda de que usar smartphones em postos de gasolinas pode causar explosões inesperadas. Mas será que a afirmação trata-se de um mito ou é mesmo verdade?
A questão é mais complexa do que responder sim ou não. Isso porque, é importante destacar alguns critérios.
Uso do celular
A utilização do celular nas proximidades de um posto de gasolina não é algo necessariamente perigoso se a pessoa estiver dentro do carro. Mas, caso o uso do aparelho seja externo, ou seja, próximo a uma bomba de abastecimento, existe um risco, mesmo que baixo.
Na prática, portanto, os avisos de não usar o celular passam também pela tentativa de fazer a pessoa prestar atenção no que está fazendo, que é abastecer o carro. Lembrando que, nos Estados Unidos, são os próprios motoristas que realizam o abastecimento veicular.
Explosões
Estudos do Instituto Combustível Legal apontam que usar o celular dentro do carro não oferecer nenhum perigo durante o abastecimento. Contudo, há um risco baixo quando o aparelho é manuseado próximo à bomba.
Isso porque, uma parcela do combustível se transforma em vapor em contato com o ar e, por ser mais pesado que o ar, se concentra próximo ao chão, ao redor das bombas.
Portanto, o risco é ainda maior se a pessoa deixar o celular cair no chão.
Leis
Diante dos riscos, algumas cidades se movimentam no sentido de aprovar leis que proíbam a utilização de aparelhos celulares próximos às bombas de abastecimento. Em 2002, por exemplo, São Paulo aprovou a lei 13.440 que proíbe o uso de celular em qualquer área do posto de gasolina. Entretanto, em 2017, houve uma atualização da lei e a proibição ficou restrita às áreas de abastecimento.
Mito ou verdade?
Um programa do Discovery Channel fez um episódio testando justamente a possibilidade de explosão em postos de gasolina. A conclusão do experimento é que usar o celular em um posto não causará qualquer tipo de explosão.
Segundo o programa, a maioria das explosões em postos tem como causa faíscas estáticas que se originam quando os motoristas se esfregam na superfície dos carros.
Por outro lado, apesar de não ser comum uma explosão ser causada por uso de celular, defende-se que é importante evitar o uso do dispositivo próximo às bombas de abastecimento.
Por fim, usar o celular nestas condições pode ser considerado um mito e uma verdade ao mesmo tempo. Pois, apesar de não haver uma comprovação real de aparelhos que tenham causado explosões em postos, a teoria sugere que é possível ocorrer em situações específicas.