Além do capacete, 5 itens para aumentar a segurança ao andar de moto
Apesar de o único equipamento obrigatório ser o capacete com viseira ou óculos protetor, outros itens garantem a segurança do condutor.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) coloca como equipamento de segurança obrigatório para motociclistas o capacete com viseira ou óculos de proteção. Contudo, para garantir viagens mais tranquilas, o condutor pode optar por uma série de equipamentos que trarão mais segurança.
Nesse sentido, confira cinco equipamentos essenciais para o motociclista andar mais protegido.
1- Jaquetas
Se você é motociclista, uma boa jaqueta apropriada para andar de moto é fundamental em seu guarda-roupa. Escolha um modelo resistente à abrasão como, por exemplo, feita em couro ou cordura, esses materiais protegerão o seu corpo em caso de queda.
As jaquetas para motociclistas possuem protetores especiais para a redução do impacto de pancadas no asfalto.
2- Calças
Mesmo com temperaturas altas, andar de moto de bermuda não é uma boa opção. Além do risco de queimaduras na própria moto, um tombo pode causar ralados dolorosos. O mínimo que um motociclista deve usar é uma calça jeans.
Contudo, as calças para motociclismo são em jeans reforçados com kevlar, ou seja, o material usado nos coletes à prova de balas.
3- Luvas
Muitos motociclistas esquecem de proteger as mãos enquanto pilotam. Com mãos desprotegidas, qualquer tombo pode gerar grande estrago, uma vez que a tendência é que o motociclista leve a mão ao chão para tentar amortecer a queda.
Entretanto, luvas de borracha ou pano não são as mais apropriadas. É necessário escolher um modelo mais resistente, com protetores na parte de cima da mão e nas articulações.
4- Botas
Quem pilota também precisa escolher um modelo apropriado de calçado para garantir a segurança. Uma bota, de preferência de cano alto e feita de material resistente, é o modelo ideal. Para rodovias, inclusive, é ideal que o modelo de bota vá até a altura do meio da canela, trazendo proteção para os dedos e tornozelos.
5- Protetor de coluna
Um item que pouca gente usa é o protetor de coluna. Articulado, o item lembra um casco de tartaruga e com alças em cinta para ser fixado nas costas do motociclista. Ele deve ser colocado embaixo da jaqueta de moto.
Escolha do capacete
O único item de segurança previsto no CTB também merece atenção. Isso porque o equipamento precisa ter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), estar dentro do prazo de validade e corretamente afivelado ao pescoço.
O equipamento é fundamental, uma vez que reduz o risco de morte do motociclista em um acidente de trânsito em mais de seis vezes, além de diminuir o risco de lesão cerebral em até 74%. Os dados são da Organização Mundial de Saúde.