Desvalorização assustadora dos carros elétricos preocupa compradores
Levantamento realizado pela plataforma Mobiauto ilustra a queda média nos preços de elétricos após sair da concessionária.
O mercado de carros elétricos tem crescido bastante no Brasil, sobretudo no último ano, mas um levantamento recente pode desanimar bastante quem deseja comprar um modelo eletrificado. Embora as vendas estejam em alta, a desvalorização dos modelos tem sido acelerada.
A pesquisa realizada pela plataforma online de compra e venda de veículos Mobiauto mostra que carros elétricos estão desvalorizando mais que o dobro do mercado geral no país. A variação no segmento foi de -16,28% no período de janeiro a outubro, ao passo que a média geral do mercado foi de -7,87%.
Um dos destaques positivos é o Mercedes EQC, que perdeu apenas -3,89% do seu valor inicial nos primeiros dez meses do ano. Por outro lado, o Audi e-tron (atual Q8 e-tron) registrou depreciação de -29,1%.
Motivos da perda de valor
Dois fatores são os principais causadores da desvalorização acelerada dos carros elétricos: a desconfiança sobre a durabilidade e as dificuldades de revenda dos modelos. Muitos motoristas ainda têm um pé-atrás quando o assunto é a durabilidade mecânica de veículos eletrificados, sobretudo da bateria.
A desconfiança persiste ainda que a montadora ofereça uma garantia média de oito anos para o componente. Além disso, existe a dificuldade de revender o automóvel, já que a maioria dos compradores prefere um carro elétrico zero-quilômetro, inclusive por causa da bateria.
Vale mencionar que o constante avanço do mercado de elétricos, que está sempre recebendo opções mais modernas e com preços mais acessíveis, faz muita gente fugir dos usados.