Inacreditável: entenda como os SUVs chineses fazem 40 km/l na cidade
Consumo de carros a combustão chineses estão chacoalhando o mercado com uma economia de combustível nunca antes registrada.
Mesmo diante do movimento de migração para modelos eletrificados, uma coisa é fato: a eficiência dos carros a combustão não para de evoluir. Prova disso são os modelos chineses, que estão chegando no Brasil, e impressionam pelo baixíssimo consumo de combustível. Das novidades, pelo menos três modelos chineses apresentam consumo em torno de 30 km/l na cidade. Um deles, se aproxima dos 40 km/l no ciclo urbano.
O mais impressionante desse cenário é que todos os modelos são SUVs. Essas informações são do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que, em sua lista, traz as médias de 807 modelos ou versões de carros de passeio e comerciais leves disponíveis no mercado.
Consumo baixo
Todos os modelos são de propulsão híbrida, ou seja, combinam motor a combustão e um ou mais propulsores elétricos. Nesses três utilitários, o sistema é tipo plug-in e possuem baterias maiores e recarregáveis na rede elétrica. Além disso, podem rodar distâncias um pouco mais longas no modo 100% elétrico.
De maneira geral, os híbridos costumam apresentar um consumo médio mais baixo na cidade, justamente porque, dentro dos perímetros urbanos, o sistema de propulsão elétrico é mais acionado, o que, na prática, economiza combustível.
Avaliação de consumo
O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) é responsável pela medição do consumo energético em MJ/Km (megajoules por quilômetro), assim como em km/l dos modelos comercializados no Brasil.
Em outras palavras, ele realiza a avaliação do gasto necessário de energia para que um automóvel se locomova. Quanto menor o gasto por quilômetro rodado, mais eficiente é o motor.
Por fim, a medição segue um teste padronizado de consumo, com condições controladas. A partir daí, define-se uma nota que vai de “A” a “E”, ranqueando dos modelos mais eficientes para os menos.
Confira os três carros chineses mais econômicos e com menor consumo energético, segundo o Programa de Etiquetagem do Inmetro.
GWM Haval H6 PHEV (R$ 269 mil)
- 28,7 km/l na cidade
- 25,3 km/l na estrada
- Consumo médio geral de 0,75 MJ/km
BYD Song Plus (R$ 229.800)
- 38,4 km/l na cidade
- 28,1 km/l na estrada
- Consumo médio geral de 0,62 MJ/km
Caoa Chery Tiggo 8 Pro PHEV (R$ 239.990)
- 32,7 km/l na cidade
- 27,8 km/l na estrada
- Consumo médio geral de 0,67 MJ/km