Motorista bom de verdade adota estas 5 atitudes ao volante
Contribuir para o bom funcionamento do trânsito é dever de todo condutor; Veja atitudes simples que todo bom motorista adota.
O último Censo, realizado em 2022, aponta que a frota de carros no Brasil já ultrapassa os 115 milhões. Com esse alto volume de veículos nas ruas, é preciso estar atento para garantir não só a fluidez do trânsito, como também evitar acidentes. Nesse sentido, a adoção de boas práticas podem melhorar – e muito! – a relação do brasileiro com o trânsito.
Contudo, diferente do que muita gente pensa, ser um bom motorista vai além da obediência a todas as leis de trânsito. Isso porque, algumas atitudes complementares é que fazem a diferença, uma vez que cada motorista precisa se comportar para impactar apenas positivamente os demais cidadãos, sejam eles condutores ou pedestres.
Nesse sentido, nós listamos as cinco atitudes que todo bom motorista adota:
1- Seguro do carro
A forma como você se previne, assim como a maneira que você dirige, é que o classifica como um bom motorista ou não. Assim, ter um seguro de automóvel é fundamental, uma vez que, em casos de acidentes ou mesmo falhas mecânicas, o bom motorista poderá solicitar ajuda da seguradora para os envolvidos no acidente de trânsito.
Caso você ainda não tenha um seguro, hoje já existem plataformas na internet de seguro online. Não se esqueça de investigar bem a empresa antes de fazer a contratação.
2 – Pratique a direção defensiva
Apesar de muito ensinada nas autoescolas, a direção defensiva muitas vezes é deixada de lado pelos motoristas. Lembre-se que um bom condutor dirige de forma responsável, adotando a direção defensiva a todo momento. Por exemplo, ao parar em um semáforo, mantenha a distância adequada do veículo posicionado à frente.
3- Esqueça o celular enquanto dirige
Embora todo mundo saiba que é proibido usar o celular enquanto se está na direção, é muito comum encontrar motoristas em posse do aparelho. Além da multa e pontos na CNH, a prática pode causar acidentes. Em suma, se precisar falar ao celular, estacione o carro, resolva o necessário e só depois siga viagem.
4- Mantenha-se em equilíbrio
O trânsito pode irritar muitas pessoas, mas vale lembrar que não adianta muito coisa estar ao volante nervoso. Tente manter a calma: a pressa, por exemplo, não fará com que você chegue mais rápido ao destino. Sempre que possível, opte por translados em horários alternativos.
5- Respeite os demais condutores
Tenha em mente que ninguém dirige só para si. Por isso, seja gentil ao volante: dê passagem a um motorista que queira mudar de faixa, respeite a faixa de pedestre, redobre a atenção com motociclistas. Tudo isso fará com que você se torne um motorista melhor.