Helicóptero famoso no mercado aéreo ganha versão sem pilotos
Modelo autônomo tem previsão de operar comercialmente já no próximo ano; Veja os detalhes do R550X.
Um helicóptero autônomo e que, portanto, dispensa a presença de pilotos em sua operação. Esta é a novidade anunciada pela Rotor Technologies. O R550X é baseado no Robinson R44, um dos modelos mais populares no Brasil e com altos índices de venda mundo afora. A expectativa, segundo a empresa, é que as operações comerciais tenham início já no próximo ano.
O R550X é o maior Helicóptero autônomo do mundo. Contudo, neste primeiro momento, ele não será usado para o transporte de passageiros. A ideia é que ele substitua pequenos aviões, atuando, por exemplo, na pulverização de plantações. Este foi, inclusive, o motivo de aceleração dos processos de fabricação e entrada em operação do modelo.
Especificações
A novidade tem como inspiração a versão Raven II, ou seja, a mais avançada versão do Robinson R44. Assim, a aeronave consegue levar 550kg, além de ter uma autonomia de voo de até três horas e alcance de 250 km/h, com velocidade de cruzeiro de 201 km/h.
Quando se trata de operações tradicionais, o modelo teria espaço para quatro pessoas, sendo um ou dois pilotos. Contudo, ao contrário do R66, que é capaz de levar seis pessoas, o R44 não possui motor a turbina.
Em outras palavras, o seu propulsor é um Lycoming IO-540, com seis cilindros boxer e movido a combustível de aviação normal. A potência máxima é de 250 cv, mas a empresa afirma que uma opção autônoma do R66 também está nos planos, assim como uma configuração movida a combustível sustentável de aviação.
Operações noturnas
A R550X também possui sensores e controle digital que permitem a operação nos mais variados ambientes. Inclusive, o modelo consegue operar à noite ou mesmo em situações de baixa visibilidade. Desta forma, é possível evitar acidentes comuns em outros helicópteros, como é o caso, por exemplo, de colisões contra o tereno ou entrada em zonas meteorológicas perigosas.
Por fim, os sistemas de operação Cloudpilot possui seis links de comunicação com tecnologia de uso de rede LTE, celular, rádio e satélite. Ainda assim, caso todos não funcionem, o R550X performa a partir de ações pré-determinadas, incluindo o retorno à base de operações.