Xô, gastos! Descubra como fazer seu carro beber menos combustível

Se você acha que o seu carro bebe muito, veja como economizar combustível a partir de atitudes simples.

O alto consumo de combustível é uma preocupação constante dos motoristas. Afinal, um carro que bebe muito, impacta diretamente no bolso de seu condutor. Contudo, o que muita gente não sabe, é que há uma série de atitudes simples que, ao serem adotadas no dia a dia, podem significar uma economia significativa no posto de gasolina.

Veja as dicas para fugir do abastecimento constante de seu veículo.

Manutenção em dia

Quem deseja economizar combustível precisa ter em mente que isso só é possível se o carro estiver em boas condições, ou seja, com a manutenção em dia. Isso porque, itens como injeção eletrônica, bobina, distribuidor, vela e cabo de ignição podem representar um gasto maior de combustível quando desregulados.

Velocidade constante, sem frenagens bruscas

Outra forma de economizar combustível é manter uma velocidade constante. Isso porque, uma aceleração muito rápida e em excesso aumenta o consumo de combustível. O mesmo ocorre com frenagens bruscas.

Portanto, o ideal é acelerar de forma gradativa. Desta forma, o veículo desenvolve uma velocidade de maneira mais suave. Já quando se trata de frenagens, busque analisar o trânsito de forma abrangente, se antecipando para realizar frenagens menos bruscas. Em outras palavras, a direção atenta e defensiva é amiga da economia de combustível.

Marcha ou velocidade indicada

Na verdade, não há uma marcha que economize mais ou menos combustível que outra. Isso porque, o que delimita o consumo é a forma que o motorista dirige. Um motorista que força muito a troca de marchas, por exemplo, terá que lidar com um maior consumo de combustível.

Assim, a troca de marchas deve ocorrer respeitando o tempo e a rotação correta para cada motor.

Economia nas subidas

Em situações de subida ou vias mais íngremes, o peso e a carga do veículo influenciam no consumo de combustível. Assim, um carro mais pesado terá um consumo maior. Portanto, o ideal é dirigir entre 3.000 e 4.000 RPM, em aceleração constante. Esta simples ação auxilia o veículo em situações de maior demanda para o motor.

Ar-condicionado e dispositivos eletrônicos

Faça uso do ar-condicionado, assim como de dispositivos eletrônicos, como faróis auxiliares e limpadores de para-brisa de forma consciente. Eles podem contribuir para o consumo de combustível.

Gasolina

Apesar de a gasolina aditivada apresentar elementos que contribuem para a limpeza dos bicos injetores, não é possível precisar se esse tipo de gasolina “queima mais” do que a comum. Portanto, a sugestão possível é não realizar trocar repentinas de combustível, mas sim de forma gradativa. Desta forma, não há um comprometimento no rendimento do motor.

Por fim, opte por postos de gasolina de sua confiança e sempre desconfie de valores muitos inferiores aos aplicados no mercado.

você pode gostar também