Pesquisa faz revelação ‘bombástica’: carros elétricos têm mais problemas que outros tipos
Levantamento anual de confiabilidade automotiva revela que os elétricos registram 79% mais problemas que outros veículos.
Uma pesquisa de confiabilidade automotiva divulgada pela entidade sem fins lucrativos Consumer Report desanimou os futuros compradores de carros elétricos. Segundo os dados do levantamento, veículos eletrificados possuem 79% mais problemas que outros tipos.
Segundo o Jake Fisher, diretor do centro de testes automotivos do grupo, o motivo não é meramente o fato de serem elétricos. O especialista explica que os problemas ocorrem porque esses modelos, em sua maioria, são novos e utilizam tecnologias recém-chegadas.
Motorização não é a resposta
Enquanto as fabricantes tiveram décadas para resolver todas as questões relacionadas aos carros a combustão, os elétricos têm pouco tempo de existência e muitas descobertas a serem feitas. Em outras palavras, o motivo não está no que impulsiona o veículo.
Também é preciso mencionar que os modelos a bateria custam mais caro e possuem recursos tecnológicos mais sofisticados, como acessórios e sensores de segurança. Todos esses sistemas adicionais abrem ainda mais margem para eventuais problemas.
“Se você observar os veículos elétricos, eles tendem a ser muito carregados com novas tecnologias, todos os aparelhos e telas mais recentes”, explica Fisher.
As baterias e o carregamento são outro fator que motiva reclamações de usuários, mas a tecnologia não é necessariamente problemática, e sim nova. “Se todos os fabricantes estivessem construindo carros elétricos por 100 anos e, de repente, um deles decidisse construir um motor de combustão interna com uma transmissão, haveria muitos problemas”, diz o especialista.
Destaques entre os elétricos
O levantamento realizado pela Consumer Reports contou com a participação de assinantes com 330 mil veículos individuais. Os dados revelam que as picapes elétricas costumam ter os piores resultados, o que pode ser explicado por estarem em dois grupos diferentes, os elétricos e as picapes.
Mas nem só de críticas e baixa confiabilidade vivem os carros a bateria. A pesquisa mostra que modelos como o Model 3 e o Model Y da Tesla, bem como o Mustang Mach-E da Ford, são mais confiáveis que a média. A confiabilidade do Nissan Ariya e do Hyundai Ioniq 6, por exemplo, ficou acima da mediana.
Em média, os modelos menos confiáveis foram os híbridos plug-in, considerados mais suscetíveis a falhas por carregarem motores a combustão e a bateria. Já os híbridos regulares se destacam como os mais confiáveis da categoria.