Dezembro é o melhor mês para comprar carros elétricos no Brasil
Aumento nos modelos eletrificados pode chegar a 10% com o retorno da cobrança integral do Imposto de Importação.
Motoristas que sonham em ter um carro elétrico têm até o fim de dezembro para investir no modelo desejado pagando menos. A partir de janeiro de 2024, retorna a cobrança integral do Imposto de Importação sobre veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in produzidos fora do Brasil.
A taxação será imposta gradualmente ao longo dos próximos três anos até atingir 35% do valor em julho de 2026. Considerando esse cenário, esses são os últimos dias para pagar menos por um automóvel eletrificado no país.
No próximo ano, é esperado um acréscimo de até 10% no valor final dos automóveis a bateria. Além do Imposto de Importação, também há cobrança de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre os eletrificados.
Uma das montadoras afetadas pela decisão do governo de retomar a cobrança é a GWM, marca de modelos como o Haval H6 e o Ora 03. Ambos são boas opções de compras para quem quer terminar o ano com o carro elétrico na garagem sem se preocupar com a possível alta nos preços.
Entre as vantagens dos modelos elétricos estão a redução do custo em comparação à gasolina, as revisões menos frequentes e a diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera. Esses veículos também são conhecidos pela comodidade do carregamento em casa.
Volta do Imposto de Importação
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a retomada da cobrança visa “desenvolver a cadeia automotiva nacional, acelerar o processo de descarbonização da frota brasileira e contribuir para o projeto de neoindustrialização do país”.
“Temos de estimular a indústria nacional em direção a todas as rotas tecnológicas que promovam a descarbonização, com estímulo aos investimentos na produção, manutenção e criação de empregos de maior qualificação e melhores salários”, argumentou Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e chefe da pasta.
Preços nos próximos anos
O BYD Dolphin, atualmente o carro elétrico mais vendido do Brasil, terá aumento estimado de R$ 200 mil após a alíquota atingir seu percentual final em 2026. Já o SUV Audi Q8 e-tron, modelo mais caro entre os dez mais emplacados do país, custará cerca de R$ 873.436 na versão de entrada.
Confira uma tabela com os possíveis preços de carros elétricos após o volta do imposto:
Modelo | Preço em novembro/23 | Preço em janeiro/24 (+10%) | Preço em julho/24 (+18%) | Preço em julho/25 (+25%) | Preço em julho/26 (+35%) |
BYD Dolphin | R$ 149.800 | R$ 164.780 | R$176.764 | R$187.250 | R$ 202.230 |
BYD Yuan Plus | R$ 269.800 | R$ 296.780 | R$ 318.364 | R$ 337.250 | R$ 364.230 |
Volvo XC40 | R$ 299.950 | R$ 329.945 | R$ 353.941 | R$ 374.937 | R$ 404.932 |
Volvo C40 | R$ 314.950 | R$ 346.445 | R$ 371.641 | R$ 393.687 | R$ 425.182 |
BMW iX1 | R$ 421.950 | R$ 464.145 | R$ 497.901 | R$ 527.437 | R$ 569.632 |
Mini Cooper S | R$ 243.950 | R$ 268.345 | R$ 287.861 | R$ 304.937 | R$ 329.332 |
Renault Kwid E-Tech | R$ 123.490 | R$ 135.839 | R$ 145.718 | R$ 154.362 | R$ 166.711 |
BYD Tan | R$ 529.890 | R$ 582.879 | R$ 625.270 | R$ 662.362 | R$ 715.351 |
Renault Megane E-Tech | R$ 279.900 | R$ 307.890 | R$ 330.282 | R$ 348.875 | R$ 377.865 |
Audi Q8 e-tron | R$ 646.990 | R$ 711.579 | R$ 763.448 | R$ 808.737 | R$ 873.436 |