Cotas sem impostos para importação de carros elétricos saem nesta semana

Representante de associação do setor prevê divulgação das informações pelo governo até o dia 22 de dezembro.

A retomada do imposto de importação sobre veículos elétricos e híbridos no Brasil tem gerado expectativa de impacto profundos no mercado automobilístico. O governo federal já anunciou as alíquotas para os próximos anos, mas ainda não informou as cotas de cada empresa para importação.

Até a adoção da cobrança integral do tributo, as fabricantes que atuam no país terão um tempo para importar seus produtos sem pagar o imposto. A dúvida agora é sobre qual será a fatia de cada uma delas e o critério usado.

No início da última semana, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços se reuniu com representantes da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e da Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) para discutir o assunto. Após o encontro, algumas previsões foram anunciadas.

Previsões

Segundo Ricardo Bastos, presidente da ABVE, o governo ainda não informou uma data para o anúncio das cotas, mas sabe que a questão é urgente. “Tenho a expectativa de que isso será publicado na semana do dia 18 a 22 de dezembro”, disse.

Para que o prazo se confirme, a divulgação das cotas de cada fabricante terá que ser anunciada até a próxima sexta-feira (22).

Bastos acredita que 10% das cotas serão reservadas para eventual demanda judicial ou novas marcas, enquanto os 90% restantes serão distribuídos entre duas faixas, uma por volume de emplacamentos e outra igualitária.

A partir da distribuição, cada marca definirá sua própria estratégia. Algumas empresas podem optar por importar carros elétricos sem repassar o custo extra ao comprador e outras por diluir o valor com um aumento gradual, por exemplo.

Cotas de importação

O volume total para importação de veículos eletrificados foi anunciado pelo governo e terá queda gradativa até julho de 2026, quando entra em vigor a alíquota integral do imposto. Confira a tabela:

Híbridos Híbridos plug-in Elétricos Caminhões elétricos
Até julho/2024 US$ 130 milhões US$ 226 milhões US$ 283 milhões US$ 20 milhões
Até julho/2025 US$ 97 milhões US$ 169 milhões US$ 226 milhões US$ 13 milhões
Até julho/2026 US$ 43 milhões US$ 75 milhões US$ 141 milhões US$ 6 milhões
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