Cotas sem impostos para importação de carros elétricos saem nesta semana
Representante de associação do setor prevê divulgação das informações pelo governo até o dia 22 de dezembro.
A retomada do imposto de importação sobre veículos elétricos e híbridos no Brasil tem gerado expectativa de impacto profundos no mercado automobilístico. O governo federal já anunciou as alíquotas para os próximos anos, mas ainda não informou as cotas de cada empresa para importação.
Até a adoção da cobrança integral do tributo, as fabricantes que atuam no país terão um tempo para importar seus produtos sem pagar o imposto. A dúvida agora é sobre qual será a fatia de cada uma delas e o critério usado.
No início da última semana, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços se reuniu com representantes da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e da Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) para discutir o assunto. Após o encontro, algumas previsões foram anunciadas.
Previsões
Segundo Ricardo Bastos, presidente da ABVE, o governo ainda não informou uma data para o anúncio das cotas, mas sabe que a questão é urgente. “Tenho a expectativa de que isso será publicado na semana do dia 18 a 22 de dezembro”, disse.
Para que o prazo se confirme, a divulgação das cotas de cada fabricante terá que ser anunciada até a próxima sexta-feira (22).
Bastos acredita que 10% das cotas serão reservadas para eventual demanda judicial ou novas marcas, enquanto os 90% restantes serão distribuídos entre duas faixas, uma por volume de emplacamentos e outra igualitária.
A partir da distribuição, cada marca definirá sua própria estratégia. Algumas empresas podem optar por importar carros elétricos sem repassar o custo extra ao comprador e outras por diluir o valor com um aumento gradual, por exemplo.
Cotas de importação
O volume total para importação de veículos eletrificados foi anunciado pelo governo e terá queda gradativa até julho de 2026, quando entra em vigor a alíquota integral do imposto. Confira a tabela:
Híbridos | Híbridos plug-in | Elétricos | Caminhões elétricos | |
Até julho/2024 | US$ 130 milhões | US$ 226 milhões | US$ 283 milhões | US$ 20 milhões |
Até julho/2025 | US$ 97 milhões | US$ 169 milhões | US$ 226 milhões | US$ 13 milhões |
Até julho/2026 | US$ 43 milhões | US$ 75 milhões | US$ 141 milhões | US$ 6 milhões |