Após rumores de fechamento de fábricas, GM promete grande anúncio
Montadora promete ‘reafirmar seu compromisso com o Brasil’ em meio a especulações sobre seu futuro no país.
A tentativa de demissão de funcionários de três fábricas da General Motors (GM) no estado de São Paulo colocou a montadora em uma polêmica em outubro deste ano. Mesmo com o cancelamento das dispensas por determinação da Justiça do Trabalho, a situação gerou especulações sobre o futuro da empresa no país.
Em um novo capítulo dessa história, a fabricante prometeu anúncios para “reafirmar o compromisso com o Brasil”.
Rumores de encerramento
Além da intenção de demitir milhares de pessoas, um fator que contribuiu com os rumores de encerramento das atividades da montadora por aqui foi a falta de atualização do Chevrolet Onix e do Chevrolet Tracker, dois de seus modelos mais vendidos. A tentativa frustrada de impedir a prorrogação dos incentivos fiscais oferecidos à Stellantis deu ainda mais força aos boatos.
A decisão da marca de vender apenas carros elétricos a partir de 2025 é outro foco de preocupação dos analistas, sobretudo porque o Brasil não tem investimento suficiente no setor. Além disso, a retomada do imposto de importação no próximo ano pode desacelerar o crescimento das vendas de eletrificados no mercado nacional.
Compromisso longevo
Em meio a tantas especulações, o vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e ESG da General Motors na América do Sul, Fábio Rua, afirmou que a empresa “não vai sair do Brasil” e chamou a especulação de “injustificada”.
“O Brasil compete com os demais países pelos investimentos das matrizes. Se há uma distorção no mercado que torna a concorrência desleal, pode impactar em uma estratégia comercial ou até mesmo no tempo de implementação da estratégia de eletrificação. Mas posso confirmar que a gente não vai sair do Brasil, e essa especulação não é justificada. Em breve, vamos apresentar mais do que novos produtos [S10 e Spin], mas uma manifestação formal do nosso compromisso com o país, que colocará fim a boatos como esses”, disse à coluna UOL Carros.
O executivo não deu detalhes sobre o conteúdo dos anúncios prometidos, mas eles possivelmente devem detalhar a estratégia de eletrificação da produção da marca no país.
*Com informações da coluna UOL Carros.