Pesa menos no bolso: por que o IPVA de SP ficou mais barato?
Paulistas podem comemorar, imposto sobre veículos sofre baixa; Entenda o que aconteceu.
Dentre os gastos fixos que todo começo de ano tem, está o imposto anual que incide sobre os carros, o famoso IPVA. A boa notícia é que, no próximo ano, os motoristas de São Paulo vão precisar desembolsar uma quantia menor para cobrir a taxa.
Prova disso é que um levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), traz uma tabela de valores venais em que foi registrado uma queda média nominal de 4,1% no preço de venda dos carros no varejo. Na prática, como o IPVA se baseia nesse valor de venda, o imposto também será 4,1% mais barato.
Valores
Segundo dados da Fipe, a maior queda de preços de venda de veículos foi de 5,11%, sendo que as caminhonetas e utilitários passaram por retração de 4,35%. Logo em seguida estão as motos, com uma redução de 2,26%.
Já quando se trata do preço de venda de caminhões, percebe-se uma alta de 0,52%, enquanto ônibus e micro-ônibus enfrentam um valor 0,69% acima, se comparado ao ano anterior.
Vale lembrar que a Fipe considera nesta pesquisa os valores de mercado de setembro de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022. Além disso, os dados englobam 12.642 modelos e versões de carros de todas as marcas.
IPVA São Paulo
O condutor pode optar em quitar o imposto de três formas distintas:
- Cota única em janeiro. Aqui, o desconto será de 3%;
- Valor integral em fevereiro. Neste caso, não haverá abatimento de valor;
- Parcelamento do tributo em 5x, ou seja, de janeiro a maio, segundo o final da placa do veículo.
Os carros com placas que terminem em 1 já precisam quitar a primeira parcela do IPVA no dia 11 de janeiro. Já os que possuem placas com final 2, vencem no dia seguinte e assim sucessivamente.
Por fim, no caso dos caminhões, os prazos são diferentes. Há possibilidade de pagamento integral em janeiro, também com desconto de 3%. Já para quem optar por dividir entre três e cinco parcelas, os vencimentos começam a partir do dia 20 de março.