CNH Digital: posso usar o documento na estrada? Vale em blitz?

Entenda se o documento tem validade em uma eventual blitz e se a versão digital pode ser usada como identificação pessoal.

A facilidade da Carteira Nacional de Habilitação na versão digital veio para ficar. No entanto, muita gente ainda tem dúvidas se a validade do documento é a mesma da versão física. Por isso, na hora de pegar a estrada, não se preocupe: o documento digital tem a mesma validade, desde que usado em território nacional.

Mas, além da CNH, quais outros documentos não podem ficar para trás na hora de fazer uma viagem de carro? Não se esqueça dos documentos pessoais dos passageiros, documento do carro e licenciamento do veículo.

CNH

Em relação à versão digital da CNH, não precisa ter medo. É justamente uma portaria publicada em 2017 pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que garante que a CNH Digital tenha a mesma validade que a versão impressa.

A escolha do modelo ideal, portanto, fica a cargo de cada motorista.

Primeiro acesso

  • Para realizar o primeiro cadastro no aplicativo da CNH Digital, o condutor precisa validar os seus dados cadastrais pelo Portal de Serviços do Detran. Para isso, basta acessar o site: portalservicos.denatran.serpro.gov.br.
  • Em seguida, é necessário fazer um download do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Vale lembrar que o uso do aplicativo é totalmente gratuito e está disponível nas lojas da Google Play e da App Store.
  • Feito isso, é só escanear o QR Code da CNH, localizado no verso do documento impresso.
  • Em seguida, faça a validação biométrica por meio da câmara do smartphone, além de enviar uma foto de seu rosto. Essas etapas são fundamentais para comprar que é você mesmo quem solicita o documento oficial, evitando, assim, fraudes.
  • Agora é necessário criar uma senha de acesso.
  • Por fim, a CNH estará disponível no celular, mesmo que o aparelho esteja sem internet.

Tempo

Todo o processo para aquisição da versão digital da CNH dura em torno de 20 minutos. Após cumprida todas as etapas, o documento oficial fica disponível imediatamente.

Vale lembrar que a Carteira Nacional de Habilitação Digital pode ser utilizada como documento de identificação pessoal em todo o território nacional. Em casos de viagem de carro para o exterior, o documento físico se torna imprescindível.

você pode gostar também