Cerveja sem álcool: quantas você pode beber para não cair no bafômetro?
Apesar da nomenclatura, cervejas com teor alcoólico de até 0,5% podem ser consideradas sem álcool.
Pode parecer um pouco confuso e até contraditório, mas cervejas sem álcool podem não ser totalmente livres de teor alcoólico. Segundo definição do Inmetro, produtos com até 0,5% de álcool são considerados zero e, por isso, podem ser chamados de “sem álcool”.
Isso significa que o motorista que costuma consumir esse tipo de bebida para não ser pego no teste do bafômetro deve estar atento à quantidade ingerida para não acabar jogando todo o esforço no lixo. Nesse sentido, é importante considerar o teor presente na marca da bebida escolhida.
Dose segura
Em geral, três long necks de cervejas zero já são suficientes para cair no bafômetro. Testes realizados pelo Inmetro com homens e mulheres de diferentes idades e perfis mostraram que a ingestão de até 700 ml de bebidas zero não gera nenhuma variação, ou seja, o volume de álcool no organismo permanece em 0,0 mg/l.
Assim, se você não quer correr o risco de sofrer as punições por dirigir embriagado, a dose segura equivale a duas latinhas ou duas garrafas de até 350 ml.
A tolerância do teste do bafômetro prevista por lei é de 0,3mg/l de álcool. Se o teor alcoólico ultrapassar 0,06% no sangue ou 0,3mg/l no ar alveolar, o motorista estará cometendo uma infração gravíssima, que gera multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir e reclusão de seis meses a três anos.
Teor alcoólico das cervejas zero
Confira a porcentagem de álcool presente nas principais cervejas zero vendidas no Brasil:
- Itaipava 0,0%: nenhuma porcentagem de álcool;
- Brahma 0,0%: nenhum traço de álcool;
- Heineken 0.0: teor de 0,03% de álcool;
- Budweiser, Corona e Estrella Galícia: não informaram o teor alcoólico.
Se você planeja pegar a estrada ou é o motorista da rodada no passeio dos amigos, é bom escolher uma das marcas que garantem teor zero ou se manter dentro da dose de segurança ao optar pelas demais.