BYD ultrapassa Tesla como a maior montadora de veículos elétricos do mundo
Montadora chinesa supera a empresa de Elon Musk em número de unidades vendidas e ganha a liderança do setor.
A Tesla vendeu 484.507 veículos no último trimestre de 2023, superando as expectativas dos analistas do setor, mas ainda ficou atrás da BYD. Com os resultados, a montadora chinesa ultrapassou a marca de Elon Musk e levou o título de maior fabricante de veículos elétricos do mundo.
Os analistas esperavam uma entrega de 483.173 veículos nos últimos três meses do ano pela Tesla, mas os números foram superiores. A BYR, que emplacou 526.409 unidades de carros totalmente elétricos no trimestre, ganhou a liderança com folga.
Vale mencionar que Musk promoveu um cenário bastante otimista antes do último ano, afirmando que a empresa poderia produzir 2 milhões de carros em 2023. Apesar de não ter conseguido alcançar a marca, a empresa sediada em Austin superou a meta de 1,8 milhão de veículos entregues no ano.
Na última terça-feira (2), após a divulgação dos resultados, as ações da Tesla subiram cerca de 1% antes da abertura do mercado. Os papéis da montadora acumularam valorização de 102% nos últimos 12 meses, revertendo a perda recorde registrada em 2022.
Caminhos diferentes
A troca de liderança no mercado de veículos elétricos é resultado da crescente presença chinesa na indústria automobilística global. A China ultrapassou Estados Unidos, Coreia do Sul e Alemanha como maior exportador de carros de passageiros nos últimos anos, e em 2023 também deixou o Japão para trás.
A BYD gera menos receita e lucro que a Tesla porque seus veículos possuem custo mais baixo, enquanto a concorrente tem apenas dois modelos com responsáveis pela maior parte de suas vendas. Cerca de 95% das entregas no quarto trimestre foram do Model Y e do Model 3.
No fim do ano passado, a montadora norte-americana iniciou as vendas da picape Cybertruck nos Estados Unidos, mas ainda não informou quantas unidades foram produzidas e entregues. Segundo Musk, a produção em volume e a geração de fluxo de caixa positivo com o modelo podem levar até 18 meses.