Dolphin Mini vende mais que Strada na China; modelo chega ao Brasil?
Novo compacto elétrico da chinesa BYD supera o modelo mais vendido do Brasil em número de vendas na China.
O sucesso do novo BYD Dolphin Mini na China tem impressionado os analistas do mercado automotivo, sobretudo porque o modelo deve chegar ao Brasil ainda em 2024. O hatch compacto da montadora chinesa pode desembarcar por aqui como o carro elétrico mais barato do país.
Em 2023, o veículo teve 280.217 unidades emplacadas no país asiático, segundo informações do portal Car News China. Ele estreou por lá em abril com o nome de Seagull, o que significa que esse impressionante volume de vendas ocorreu em apenas oito meses.
Na análise de vendas mês a mês, os emplacamentos começaram tímidos e explodiram no intervalo de apenas 30 dias: foram 1.500 unidades entregues em abril e 14.300 carros vendidos no mês seguinte. De setembro até novembro, a saída as vendas superaram as 40 mil unidades, mas foi em dezembro que a montadora atingiu o pico de 50.525 emplacamentos do carro elétrico.
O BYD Dolphin, maior sucesso comercial da fabricante chinesa no Brasil, teve 4.561 carros vendidos até novembro por aqui e deve bater as 6 mil após a divulgação do balanço de dezembro. Na China, o modelo foi o elétrico mais vendido pela fabricante, totalizando 341.043 automóveis emplacados no ano passado.
Estreia do BYD Dolphin Mini
As expectativas para a estreia do hatch elétrico em terras tupiniquins são grandes entre os compradores que desejam um modelo a bateria mais acessível. O carro será mais barato que o Dolphin e também o quarto da marca no mercado nacional, ao lado do irmão mais velho, do SUV Yuan Plus e do D1 (esse último exclusivo para a empresa 99).
O BYD Dolphin Mini tem 3.780 mm de comprimento, 1.771 mm de largura, 1.540 mm de altura e surpreendentes 2.500 mm de entre-eixos, menor que o Dolphin, que apresenta 4.290 mm de comprimento e 2.700 mm entre-eixos.
O modelo asiático conta com duas versões de motorização, mas não deve acontecer no Brasil. A previsão é que a versão brasileira entregue até 74 cv de potência e 13,8 kgfm de torque, além de autonomia de até 315 km na avaliação do Inmetro.