Citroën anuncia recall do C3; confira quais versões estão na lista
Montadora francesa realiza seu primeiro recall do ano por suspeita de falha no chicote elétrico. Veja os carros afetado.
A Citroën começou o ano vivendo o pesadelo de qualquer montadora do mundo: um recall de veículos. O modelo afetado pela primeira convocação do ano é o C3, mas, para a alegria de muitos proprietários, nem todas as versões precisarão passar pelo processo de reparo.
O chamado é válido para as unidades do Citroën C3 com motor EC5 e câmbio automático fabricadas entre 4 de julho de 2022 e 25 de outubro de 2023. A suspeita é de problema no chicote elétrico que alimenta o comutador da ignição.
Defeitos causados pela falha
A falha no chicote elétrico do comutador da ignição pode provocar um curto-circuito na corrente elétrica, impedindo a partida do motor. Se o carro estiver em movimento, o desligamento inesperado do componente pode elevar o risco de colisão, ampliando as chances de danos físicos severos ou fatais.
A fabricante informou que fará a instalação de uma proteção para preservar o distanciamento entre o chicote e a coluna de direção dos automóveis que tiverem a falha confirmada após inspeção.
Lista de modelos e reparo
Conforme mencionado acima, o recall abrange apenas o Citroën C3 com motor EC5 e câmbio automático. Os modelos que precisam passar pelo reparo possuem os chassis com os códigos PB508496 a RB530746.
Se o seu automóvel está na lista, basta comparecer a qualquer concessionária da rede Citroën no Brasil para solicitar a verificação dos possíveis defeitos e, caso necessário, os reparos no item. O processo leva cerca de uma hora, segundo a fabricante.
Veículos sob posse de entes públicos devem agendar a visita de um técnico para realização do conserto.
Todas as informações sobre o recall estão disponíveis no site da Citroën ou pelo telefone: 0800-011-8088.