‘Tesla’ brasileiro recebe investimento bilionário e deve se tornar realidade

Empresário e seus sócios se juntam em projeto ousado para produzir o primeiro carro elétrico totalmente produzido no Brasil.

O desenvolvimento de um carro elétrico totalmente brasileiro está mais perto do que muitos esperavam. O empresário Flávio Figueiredo Assis e seus sócios anunciaram um investimento de R$ 1,1 bilhão para criação da Lecar, montadora inspirada na Tesla, marca do bilionário Elon Musk.

A ideia é produzir cerca de 300 carros a bateria a partir de dezembro de 2024, em uma fábrica instalada na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.  Em até cinco anos, o empresário espera fabricar 50 mil carros por mês e empregar 5 mil funcionários. Para isso, o projeto e o protótipo do carro da Lecar seguem em desenvolvimento.

O Model 459 é um carro totalmente elétrico cujo protótipo está em fase final de produção. O automóvel deve ser enviado para homologação nos próximos dias, mas pode levar algum tempo para ser aprovado.

Foto: Autoo/Reprodução

“Estamos finalizando a montagem do protótipo para enviá-lo para uma série de testes de impacto e avaliações de desempenho e segurança em Londres. O processo de homologação deve demorar em torno de nove meses, por isso, pretendemos começar a produzir a partir de dezembro”, explica Assis.

Fornecedores

O sedan tem cerca de 400 km de autonomia, carrega 80% em 25 minutos e deve custar cerca de R$ 279 mil. As primeiras unidades só serão vendidas após o início da fabricação, embora haja conversas para a abertura de uma “pré-reserva” no site da Lecar.

Segundo o empresário, a cadeia de fornecedores deverá ser a mesma após iniciada a produção em massa. Aproximadamente 35% das peças do Lecar Model 459 serão importadas da China, como os motores e baterias, que são da Wiston. Os demais itens terão fabricação nacional.

Inspiração na Tesla

O sócio da Lecar conta que o projeto da empresa é inspirado na Tesla, montadora de Elon Musk que realiza suas vendas de forma remota e oferece assistência por meio de pequenas plantas regionais. A ideia de Assis é seguir o mesmo modelo de negócio.

Entretanto, ele promete um carro mais adequado ao mercado e à infraestrutura nacional. “Tenho um Tesla e, definitivamente, ele não foi estruturado para rodar pelas ruas e estradas brasileiras. Ele sofre a cada buraco. Nosso projeto é de um carro feito para os desafios das estradas do Brasil, com tecnologia de ponta, resistência, prazer na direção e alinhado à necessidade de redução de emissões de dióxido de carbono, que foi o grande motivador para embarcarmos nesse projeto”, detalha.

O próximo modelo da Lecar depois do Model 459 poderá ser um elétrico “barato” com 200 km de autonomia e preço em torno de R$ 100 mil. Para isso, o empresário defende a criação de “uma política de incentivos” pelo governo brasileiro.

você pode gostar também