Volkswagen anuncia ChatGPT como item de série de carros novos
Veículos da montadora alemã serão equipados com a nova tecnologia de inteligência artificial.
A Volkswagen entrou na era da inteligência artificial e anunciou que seus carros sairão de fábrica com o ChatGPT, atualização que irá turbinar a assistente IDA. A funcionalidade não será mais limitada ao controle de voz, aumentando as possibilidades para os ocupantes do veículo.
A chegada da nova tecnologia permitirá, por exemplo, o controle da navegação, do ar-condicionado e dos sistemas de informação e entretenimento. Com ela, também será possível receber respostas sobre assuntos gerais.
ID.7, ID.4, ID.5 e ID.3 são alguns exemplos de modelos que já possuem o novo sistema de série, assim como os novos Tiguan, Passat e Golf.
Experiência com ChatGPT
O ChatGPT instalado nos carros da Volks não exige que o usuário crie uma nova conta ou faça a instalação de aplicativos para ser ativado. O motorista precisa apenas acionar o comando “Hello IDA” (“Olá IDA”) ou pressionar um botão no volante para ligar a inteligência artificial.
Após acionado, o sistema identifica se precisa informar um novo trajeto ao condutor ou executar uma nova função do veículo.
A fabricante garante que a inteligência artificial não tem acesso a qualquer informação do carro e que as perguntas e respostas são excluídas automaticamente. A medida é adotada para garantir a segurança dos dados dos proprietários.
Além disso, a montadora alemã fornecerá mais detalhes sobre as novidades em seus automóveis em breve.
Tecnologia para todos
O investimento em tecnologia deve tornar as viagens de carro mais positivas, uma vez que o sistema será capaz de interagir com o usuário em linguagem intuitiva para facilitar o controle de certas configurações.
“Somos agora a primeira fabricante automotiva a tornar essa tecnologia inovadora um item de série em veículos dos segmentos compacto para cima. Graças à integração do ChatGPT e à forte colaboração de nossa parceira Cerence, estamos oferecendo aos nossos motoristas um valor adicional e acesso direto à ferramenta de pesquisa baseada na Inteligência Artificial”, declarou Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da Marca Volkswagen.