4 erros em carros automáticos que podem custar caro; corrija já!

Apesar da popularidade dos modelos automáticos, muitos motoristas ainda cometem erros que podem comprometer o funcionamento do automóvel.

Dirigir um carro automático é sinônimo de conforto ao volante. No entanto, apesar da popularização dos modelos que trazem a transmissão automática, muitos motoristas ainda cometem erros que podem comprometer o bom funcionamento do automóvel.

A questão é que esses errinhos, um tanto quanto comuns, podem aumentar os gastos com manutenção.

Modelos automáticos

Os carros automáticos funcionam por meio da auto-interpretação da relação entre a velocidade e a rotação do motor. Em outras palavras, a troca de marcha ocorre sem a intervenção do motorista, seguindo o critério de velocidade e desempenho. Além disso, os automáticos excluem a necessidade do uso da embreagem, o que traz mais conforto ao motorista.

Mesmo com essas facilidades, alguns erros são bem comuns na condução destes modelos. Para evitar que você cometa esses deslizes e diminua o tempo entre uma e outra manutenção de seu carro, separamos algumas dicas do que não fazer quando se sentar no banco do motorista.

1- Modo “P” e modo “R”

Muitos condutores selecionam o modo “R”, mesmo como o carro ainda em movimento para frente e até mesmo o modo “P”, sem parar o veículo totalmente. Essa ação, que parece inofensiva, pode gerar defeitos nos componentes de transmissão automática. Portanto, espere o carro parar totalmente antes de trocar a marcha ou acionar o P.

2- Modo neutro

Outro costume popular é a manutenção do câmbio em ponto morto quando se para em um semáforo fechado, por exemplo. No caso dos carros automáticos, há uma configuração pensada para os casos de manutenção. Fora isso, é preciso manter sempre na posição “D” e ficar com o pé no freio. Apenas após a abertura do sinal é que se tira o pé do freio para seguir o caminho.

3- Não saber parar de forma correta

Parece bobeira, mas é preciso saber parar o carro automático. Muitos motoristas apenas acionam o P e depois o freio de estacionamento. Contudo, essa prática pode estragar o carro.

Para se estacionar da maneira correta, a primeira coisa a se fazer é colocar no N (ponto morto), acionar o freio de estacionamento, aí então colocar o câmbio no P (Parking) e só depois tirar o pé do freio.

4- Manutenção

Fazer as manutenções preventivas é algo indispensável para manter o bom funcionamento do veículo automático. A ação diminui, por exemplo, o risco de a transmissão automática te deixar na mão em longos trajetos.

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